Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/778
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Papel das Escolas Família Agrícola (EFA) no desenvolvimento de alternativas agrícolas em Mato Grosso do Sul: o caso da Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) |
Autor(es): | Souza, João Batista Alves de |
Primeiro Orientador: | Nunes, Flaviana Gasparotti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Menegat, Alzira Salete |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fabrini, João Edmilson |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo central analisar o papel da Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) e as contribuições da Pedagogia da Alternância como referencial metodológico desenvolvido nesta, como fomentadora de novos processos, dentre eles, a agroecologia nos assentamentos do município de Itaquiraí no estado de Mato Grosso do Sul. Neste sentido, procuramos compreender a formação socioprofissional dos alternantes e analisar as manifestações na produção agroecológica implementadas nas suas trajetórias a partir da experiência de formação na EFAITAQ. Os procedimentos metodológicos envolveram: revisão bibliográfica sobre o tema; aplicação de questionários junto aos alternantes, professores, monitores e direção da EFAITAQ; realização de visitas a EFAITAQ e conversas informais com os alternantes, além de visitas a cinco propriedades de famílias dos alternantes da EFAITAQ que desenvolvem a agroecologia. Com base nesses procedimentos, constatamos um processo embrionário de implementação de práticas agroecológicas nos assentamentos rurais do município de Itaquiraí que aponta novas expectativas e possibilidades para a agricultura familiar desenvolvida nesses assentamentos. |
Abstract: | This paper has as main objective analyze the role of the School of Agricultural Family Itaquiraí (EFAITAQ) and the contributions of Alternation Pedagogy as methodological reference developed in this, to stimulate the dissemination of agroecology in lots of families in the settlements of the Territory of the Southern Cone of Mato Grosso do Sul. This way, we search to understand the socioprofessional training of the alternating and examine the manifestation in the agroecology production implemented in your trajectory from the training experiment in EFAITAQ. The methodological procedures involved: review about the theme; questionnaires application with the alternating, professors, monitors and direction of EFAITAQ; Realization of visits and informal conversation with the alternating, beyond visits to five proprieties of alternating families of EFAITAQ, who developed agroecology. Based in these procedures, we found an embryonic process of implementation of agroecology practices in the rural settlements of the Territory of the Southern Cone of Mato Grosso do Sul, pointing new expectative and possibilities for the family agriculture developed in these settlements. |
Palavras-chave: | Educação rural Rural education Agroecologia Agricultural ecology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citação: | SOUZA, João Batista Alves de. O Papel das Escolas Família Agrícola (EFA) no desenvolvimento de alternativas agrícolas em Mato Grosso do Sul: o caso da Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ). 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/778 |
Data do documento: | 19-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoaoBatistaAlvesdeSouza.pdf | 5,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.