Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/778
Tipo: Dissertação
Título: O Papel das Escolas Família Agrícola (EFA) no desenvolvimento de alternativas agrícolas em Mato Grosso do Sul: o caso da Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ)
Autor(es): Souza, João Batista Alves de
Primeiro Orientador: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee1: Menegat, Alzira Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Fabrini, João Edmilson
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo central analisar o papel da Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ) e as contribuições da Pedagogia da Alternância como referencial metodológico desenvolvido nesta, como fomentadora de novos processos, dentre eles, a agroecologia nos assentamentos do município de Itaquiraí no estado de Mato Grosso do Sul. Neste sentido, procuramos compreender a formação socioprofissional dos alternantes e analisar as manifestações na produção agroecológica implementadas nas suas trajetórias a partir da experiência de formação na EFAITAQ. Os procedimentos metodológicos envolveram: revisão bibliográfica sobre o tema; aplicação de questionários junto aos alternantes, professores, monitores e direção da EFAITAQ; realização de visitas a EFAITAQ e conversas informais com os alternantes, além de visitas a cinco propriedades de famílias dos alternantes da EFAITAQ que desenvolvem a agroecologia. Com base nesses procedimentos, constatamos um processo embrionário de implementação de práticas agroecológicas nos assentamentos rurais do município de Itaquiraí que aponta novas expectativas e possibilidades para a agricultura familiar desenvolvida nesses assentamentos.
Abstract: This paper has as main objective analyze the role of the School of Agricultural Family Itaquiraí (EFAITAQ) and the contributions of Alternation Pedagogy as methodological reference developed in this, to stimulate the dissemination of agroecology in lots of families in the settlements of the Territory of the Southern Cone of Mato Grosso do Sul. This way, we search to understand the socioprofessional training of the alternating and examine the manifestation in the agroecology production implemented in your trajectory from the training experiment in EFAITAQ. The methodological procedures involved: review about the theme; questionnaires application with the alternating, professors, monitors and direction of EFAITAQ; Realization of visits and informal conversation with the alternating, beyond visits to five proprieties of alternating families of EFAITAQ, who developed agroecology. Based in these procedures, we found an embryonic process of implementation of agroecology practices in the rural settlements of the Territory of the Southern Cone of Mato Grosso do Sul, pointing new expectative and possibilities for the family agriculture developed in these settlements.
Palavras-chave: Educação rural
Rural education
Agroecologia
Agricultural ecology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: SOUZA, João Batista Alves de. O Papel das Escolas Família Agrícola (EFA) no desenvolvimento de alternativas agrícolas em Mato Grosso do Sul: o caso da Escola Família Agrícola de Itaquiraí (EFAITAQ). 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/778
Data do documento: 19-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoBatistaAlvesdeSouza.pdf5,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.