Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/786
Tipo: Dissertação
Título: A Centralidade do ensino superior e o processo de redefinição socioespacial em Dourados-MS
Autor(es): Moreno, Bruno Bomfim
Primeiro Orientador: Calixto, Maria José Martinelli Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardelli, Mara Lúcia Falconi da Hora
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Alexandre Bergamin
Resumo: Esta pesquisa objetivou apreender o processo de redefinição socioespacial em Dourados-MS a partir da centralidade exercida pelo ensino superior. Dourados articula-se, direta ou indiretamente, a outros 33 centros urbanos, abrangendo uma área de influência que compreende o Sul do estado de Mato Grosso do Sul e ao extremo Noroeste do estado do Paraná. Essa área foi tomada como referência, em sua articulação com a escala da cidade e em articulação com escalas mais abrangentes, para a análise da centralidade expressa pelo ensino superior. O conjunto de centros que compõem a rede urbana regional é analisado na tentativa de revelar aspectos da complexificação das interações espaciais, que se apresentam na forma da diversificação e complementariedade. Dourados, por sua vez, revela-se como o centro com maior oferta regional para os cursos de nível superior, na modalidade presencial, e para a pós-graduação, com destaque para a modalidade stricto sensu. A leitura dessa condição perpassa pelo entendimento de sua configuração, que se revela nesses moldes a partir da relação com os outros municípios. Da articulação da escala regional para com a escala da cidade, procuramos compreender as redefinições socioespaciais a partir dos desdobramentos da oferta do ensino superior em Dourados. Inicialmente, esses desdobramentos são verificados pela forma em que o público vinculado às instituições se insere na cidade. Ainda se tratando da escala intraurbana, buscamos, a partir dos fluxos (materiais e imateriais) e da redefinição socioespacial nas imediações das IES, indicar que há, considerando a especialização funcional de determinadas áreas na cidade, uma contribuição à complexificação da centralidade urbana. Nesse sentido, o ensino superior, ao contribuir com a consolidação da condição de centralidade de Dourados na rede urbana regional, contribui, também, para a expressão de novas centralidades no interior da cidade.
Abstract: This study aimed to apprehend the process of redefinition socioespacial in Dourados-MS as from the centrality exerted by higher education. Dourados articulates, directly or indirectly, the other 33 urban centers spanning an area of influence that extends south of the state of Mato Grosso do Sul and the extreme northwest of the state of Paraná. This area was used as a reference in its articulation with the scale of the city and in articulation with broader scales, for the analysis of centrality expressed by higher education. The set of centers that compose the regional urban network is analyzed in an attempt to reveal aspects of the complexification of spatial interactions, which are in the form of diversification and complementarity. Dourados, in turn, reveals itself as the center with the largest regional offer for higher education courses, face-to-face modality, and for post graduate, with emphasis on the strict sense modality. The reading this condition permeates the understanding of its configuration, which reveals itself in these molds from the relationship with the other municipalities. Of the articulation of regional scale to the scale of the city, we seek to understand the sociospatial redefinitions from the consequences of the offer of higher education in Dourados. Initially, these developments are verified by the way in which the public institutions linked to is inserted in the city. Still dealing with the intra-urban scale, we search from flows (material and immaterial) and redefining socio nearby of HEI, indicate that there is, considering the functional specialization of certain areas in the city, a contribution to the complexity of urban centrality. In that sense, higher education, to contribute to the consolidation of the condition of centrality of Dourados in regional urban network, also contributes to the expression of new centralities inside the city.
Palavras-chave: Educação superior
Higher education
Dourados (Mato Grosso do Sul)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: MORENO, Bruno Bomfim. A Centralidade do ensino superior e o processo de redefinição socioespacial em Dourados-MS. 2013. 275 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/786
Data do documento: 13-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoBomfimMoreno.pdf18,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.