Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/814
Tipo: Dissertação
Título: Comunidade de vespídeos sociais (Vespidae, polistinae) de mata ciliar em Batayporã, Mato Grosso do Sul, Brasil
Autor(es): Pereira-Bomfim, Maria da Graça Cardoso
Primeiro Orientador: Antonialli Júnior, William Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Wedson Desidério
metadata.dc.contributor.referee2: Noda, Silvia Cristina Mari
Resumo: A destruição e a redução da Mata Ciliar são danosas a biota, especialmente as vespas sociais. Neste contexto este trabalho teve como objetivo inventariar a diversidade, analisar a eficiência dos métodos de coleta utilizados e a constância das espécies, além de estudar a estrutura da comunidade de vespas sociais associadas a fragmentos de Mata Ciliar do município de Batayporã, Mato Grosso do Sul. Foram utilizados os métodos de busca ativa e armadilhas atrativas, pelos quais foram capturados 529 indivíduos de 18 espécies de seis gêneros. Pelo índice de eficiência das metodologias utilizadas, verificou-se que a busca ativa apresentou 83% de eficiência, armadilha atrativa de mel 50% e armadilha atrativa de sardinha 28%. Agelaia pallipes correspondeu a 67% dos exemplares coletados por armadilha atrativa e Polybia paulista representou 28% do total de indivíduos capturados por busca ativa. Quanto a constância oito espécies foram classificadas como pouco freqüente, cinco como muito freqüente e cinco como de frequência intermediária. A estrutura da comunidade representada pela riqueza de espécie teve correlação negativa significativa com o índice de dominância de Berger-Parker e não teve correlação significativa com a largura dos fragmentos e nem com a complexidade estrutural da vegetação, sugerindo que a comunidade, neste caso, deva estar estruturada pela tolerância das espécies e não pelas características da vegetação, que não limitou a dispersão das vespas sociais.
Palavras-chave: Vespidae
Biodiversidade
Biodiversity
Entomologia
Entomology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA::ENTOMOLOGIA E MALACOLOGIA DE PARASITOS E VETORES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade
Citação: PEREIRA -BOMFIM, Maria da Graça Cardoso. Comunidade de vespídeos sociais (Vespidae, polistinae) de mata ciliar em Batayporã, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2010. 59 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) – Faculdades de Ciências Biológicas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/814
Data do documento: 22-Fev-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariadaGraçaCardosoPereira.pdf855,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.