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Tipo: Dissertação
Título: O Herói (re)criado por Diários de motocicleta
Autor(es): Batista, Christiane Silveira
Primeiro Orientador: Oliveira, Paulo Custódio de
metadata.dc.contributor.referee1: Barzotto, Leoné Astride
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Maria Elisa Rodrigues
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de diálogo entre o livro escrito em língua espanhola Diarios de Motocicleta (2004) e a produção cinematográfica Diários de Motocicleta (2004). Em ambas as obras, a personagem protagonista é Ernesto Che Guevara, um jovem que decide sair de Buenos Aires para conhecer uma parte da América do Sul, sua população e sua cultura. Pelo caminho, ademais de belas paisagens, confronta-se com a miséria e as dificuldades que pressupõem ser um habitante da América Latina. Durante aproximadamente nove meses, ele relata suas experiências em um diário que posteriormente é narrativizado e publicado. Esse texto, denominado inicialmente Notas de Viaje (1993), inspira a adaptação fílmica, que por sua vez contribui para a republicação do diário impresso, em um entrelaçamento entre literatura e cinema (AVELLAR, 2007), típico da indústria cultural (ADORNO e HORKHEIMER, 2002) e da reprodutibilidade técnica (BENJAMIN, 1985). Essa correspondência entre os materiais é verificada a partir dos teóricos Robert Stam (2006) e Linda Hutcheon (2013) que concebem as adaptações como obras relacionadas, mas independentes, por conterem um processo de (re)interpretação por parte do adaptador. A pesquisa é realizada qualitativamente, utilizando-se de uma abordagem descritiva-explicativa. Dessa maneira, o diário impresso é analisado com vistas a identificar os elementos textuais, paratextuais e contextuais que se integram na composição de um autor-narrador heroico. Alguns dos teóricos utilizados para fundamentar esse estudo são Michel Foucault (2004), Maurice Blanchot (2005) e Leonor Arfuch (2010), conceituando os elementos narrativos, com ênfase para a escrita de si e a autorrepresentação de seu autor; José Martí (2005), Ángel Rama (2008), Néstor García Canclini (1991) e Eduardo Coutinho (2009) definem o termo América Latina, representando os itens contextuais em que a narrativa foi produzida e publicada; Gérard Genette (2009) respalda a análise dos paratextos como fatores relevantes e que interferem na interpretação do diário propriamente dito; Northrop Frye (2014), Flávio Kothe (1987) e Martim Cézar Feijó (1984) apresentam as tipologias do herói, para que se verifique sob qual delas a personagem de Ernesto Che Guevara é heroificada. Já em relação à adaptação cinematográfica, os estudos de Joseph Campbell (1990), Marcel Martin (2005), Ismail Xavier (1997), Antonio Costa (2003), Jacques Aumont (1993), João Batista de Brito (1995), Jacques Aumont e Michel Marie (2003) e Marcos Strecker (2010) aportam teoricamente a investigação sobre o cinema e suas técnicas audiovisuais – como o plano, a iluminação e os movimentos de câmera –, o gênero road movie, adotado pelo diretor Walter Salles, e a trajetória do herói no filme para que se reflita sobre o processo de (re)criação de um herói por meio de imagens em movimento.
Abstract: El presente trabajo presenta una propuesta de diálogo entre el libro escrito en lengua española Diarios de Motocicleta (2004) y la producción cinematográfica Diários de Motocicleta (2004). En ambas obras, el personaje protagonista es Ernesto Che Guevara, un joven que decide salir de Buenos Aires para conocer una parte de América del Sur, su población y su cultura. Por el camino, además de bellos paisajes, se enfrenta a la miseria y las dificultades que presuponen ser un habitante de América Latina. Durante aproximadamente nueve meses, él relata sus experiencias en un diario que posteriormente se convierte en una narración y es publicado. Ese texto, denominado inicialmente Notas de Viaje (1993), inspira la adaptación fílmica, que a su vez contribuye a la republicación del diario impreso, en un entrelazado entre literatura y cine (AVELLAR, 2007), típico de la industria cultural (ADORNO y HORKHEIMER, 2002) y de la reproductibilidad técnica (BENJAMIN, 1985). Esta correspondencia entre los materiales se verifica a partir de los teóricos Robert Stam (2006) y Linda Hutcheon (2013) que establecen las adaptaciones como obras relacionadas, pero independientes, por contener un proceso de (re)interpretación por parte del adaptador. La investigación se realiza cualitativamente, utilizando un enfoque descriptivo-explicativo. De esta manera, el diario impreso es analizado con miras a identificar los elementos textuales, paratextuales y contextuales que se integran en la composición de un autor-narrador heroico. Algunos de los teóricos utilizados para fundamentar ese estudio son Michel Foucault (2004), Maurice Blanchot (2005) y Leonor Arfuch (2010), conceptuando los elementos narrativos, con énfasis en la escritura de sí y la (auto)representación de su autor; José Martí (2005), Ángel Rama (2008), Néstor García Canclini (1991) y Eduardo Coutinho (2009) definen el término América Latina, representando los ítems contextuales en que la narrativa fue producida y publicada; Gérard Genette (2009) respalda el análisis de los paratextos como factores relevantes y que interfieren en la interpretación del diario propiamente dicho; Northrop Frye (2014), Flávio Kothe (1987) y Martim Cézar Feijó (1984) presentan las tipologías del héroe, para que se verifique bajo cuál de ellas el personaje de Ernesto Che Guevara es un héroe. En cuanto a la adaptación cinematográfica, los estudios de Joseph Campbell (1990), Marcel Martin (2005), Ismail Xavier (1997), Antonio Costa (2003), Jacques Aumont (1993), João Batista de Brito (1995), Jacques Aumont y Michel Marie (2003) y Marcos Strecker (2010) aportan teóricamente la investigación sobre el cine y sus técnicas audiovisuales – como el plan, la iluminación y los movimientos de cámara –, el género road movie, adoptado por el director Walter Salles, y la trayectoria del héroe en la película para que se reflexione sobre el proceso de (re)creación de un héroe por medio de imágenes en movimiento.
Palavras-chave: Guevara, Che, 1928-1967
Adaptação cinematográfica
Film adaptations
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: BATISTA, Christiane Silveira. O Herói (re)criado por Diários de motocicleta. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/933
Data do documento: 10-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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