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Tipo: Dissertação
Título: Letramento informacional digital: um estudo de caso do comportamento de busca e seleção de informações realizado por professores em formação
Autor(es): Pinho, Alexandre Martins
Primeiro Orientador: Barbosa, Edilaine Buin
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Signorini, Ines
metadata.dc.contributor.referee1: Biondo, Fabiana Poças
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Thayse Figueira
Resumo: O crescimento acelerado das tecnologias disponíveis, em especial às ligadas à Internet, tem provocado mudanças significativas na maneira como os indivíduos acessam e assimilam o conhecimento. A escola, espaço constituído por indivíduos, não se mantém invulnerável a essas mudanças, tendo que se adequar às novas tendências. Diante desse cenário, objetivamos realizar um estudo de caso sobre o comportamento de busca e seleção de informações em ambiente digital, ou seja, de práticas relacionadas ao Letramento Informacional Digital, daqueles que atuarão, em um futuro próximo, dentro da sala de aula, os professores em formação. Visando a atender a esse objetivo, desenvolvemos a geração de registros e analisamos os dados provenientes dela. A fase de geração consistiu em duas etapas: a consecução de uma atividade semiexperimental e de entrevistas individuais semiestruturadas aplicadas a um grupo de dez acadêmicos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), frequentadores do primeiro semestre do curso de Letras, no ano de 2017. Propusemos uma atividade de trinta minutos de duração, de acordo com a qual os participantes tinham de empreender a busca, através da Internet, de informações relacionadas a dois termos-chave (Ciclismo de estrada e Ciclismo de montanha) e construir um infográfico, como forma de sintetizar as informações encontradas. Ao término dessa tarefa, entrevistamos cada um deles, de modo a confrontar as respostas com as evidências empíricas advindas da análise dos dados da atividade semiexperimental. Por intermédio do software Camtasia Studio 9 – um aplicativo que cria registros audiovisuais da tela do computador e do ambiente externo a ela – seguimos todos os passos dos participantes durante a atividade. Para conduzir o processo investigativo, utilizamos como base teórico metodológica os estágios de busca de informação apresentados por Shankar et al. (2005), a partir do modelo criado por Ellis (1989), a saber: Início; Encadeamento; Navegação; Diferenciação; Monitoramento; Extração. O estudo evidenciou comportamentos marcados pela superficialidade de busca e generalidade das informações. Os acadêmicos se restringiram ao comando da atividade, selecionando conteúdo, majoritariamente, a partir de fontes de origem questionável, tais como o site wikipedia.org – de natureza colaborativa. Juntamente a questões relacionadas à seleção de informações, a investigação apontou para a apropriação indébita do discurso alheio, por meio do recurso Ctrl + C, Ctrl + V. Além disso, os dados indicaram a ausência significativa do estágio de diferenciação (comparação) entre fontes distintas. De modo geral, as considerações evidenciadas refletem comportamentos de busca e seleção específicos, mas que podem servir de referência a pesquisas futuras ou, mesmo, a docentes interessados em repensar técnicas de ensino a fim de formar alunos capazes de atuar com ética e precisão durante a busca e seleção de conteúdo.
Abstract: The quick increase of available technologies, especially those connected to the Internet, has led to significant changes in the way individuals access and assimilate knowledge. The school, a space made of different individuals, does not remain invulnerable to these changes, having to adapt to the new trends. In this scenario, we aim to carry out a case study about the information search and selection behavior in a digital environment, that is, practices related to Digital Information Literacy, of those who will act, in the near future, within the classroom, the teachers in training. In order to meet this objective, we developed records and analyzed the data from it. The record-collection phase was consisted of two stages: the achievement of a semiexperimental activity and semi-structured individual interviews applied to a group of ten undergraduate students from the Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), who was attending the first semester of the course of Letras (Languages and Literature), in the year 2017. We proposed a thirty-minute activity, in which the participants had to undertake the search, through the Internet, for information related to two keyterms (Road cycling and Mountain biking) and construct an infographic to synthesize the information found. At the end of this task, we interviewed each one of them, in order to confront the answers with the empirical evidences coming from the data analysis of semi-experimental activity. Through Camtasia Studio 9 software – an app that creates audiovisual records of the computer screen and the external environment – we have followed each step of the participants during the activity. In order to conduct the investigative procedure, we have used as theoreticalmethodological basis the search information stages presented by Shankar et al. (2005), from the model created by Ellis (1989), namely: Starting; Chaining; Browsing; Differentiating; Monitoring; Extracting. The study evidenced behaviors marked by the superficiality of search and generality of information. Academics were restricted to activity command, selecting content, mostly, from questionable origin sources, such as the wikipedia.org website, whose essence is collaborative. Along with questions related to information selection, research has pointed to the misappropriation of the discourse of others through the use of Ctrl + C, Ctrl + V. In addition, the data have indicated the significant absence of the differentiating stage (comparison) among different sources. In general, the considerations presented reflect specific search and selection behaviors, but can serve as reference to future research or even to scholars interested in rethinking teaching techniques/methodologies to train students who can act ethically and accurately while searching and selecting content.
Palavras-chave: Letramento informacional
Information literacy
Busca informacional
Information skills
Internet
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: PINHO, Alexandre Martins. Letramento informacional digital: um estudo de caso do comportamento de busca e seleção de informações realizado por professores em formação. 2018. 173 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/962
Data do documento: 28-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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