Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1115
Tipo: Dissertação
Título: A Formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e concepções em disputa sobre o processo alfabetizador da criança (2015-2017)
Autor(es): Triches, Eliane de Fátima
Primeiro Orientador: Aranda, Maria Alice de Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Militão, Andréia Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Scaff, Elisângela Alves da Silva
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado vincula-se à Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação Básica do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, vinculada ao Projeto de Pesquisa “A gestão do processo alfabetizador com enfoque na política educacional: do nacional ao local”. Tem como objetivo analisar o processo de formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as concepções em disputa sobre o processo alfabetizador da criança. Referência nacional para a formulação dos currículos da Educação Básica dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC é anunciada pelo MEC como uma política curricular que tem como foco melhorar a qualidade da Educação Básica brasileira. A pesquisa abarca o tempo histórico de 2015 a 2017, tendo em vista ser o período de produção em que emergem as discussões em torno da construção do Documento. De caráter qualitativo, a metodologia adotada tem sua base no Ciclo de Políticas no que tange a etapa da formulação e se dá por meio da investigação pautada na pesquisa bibliográfica, para entendimento de conceitos e definições sobre o tema; documental, a fim de conhecer encaminhamentos legais em processo de elaboração e alguns já definidos. Nesse movimento de formular a Base, constatam-se divergências de concepções, visto que enquanto um grupo considera a BNCC como o Documento que vem para melhorar a qualidade da educação, outros a compreendem como uma política pública de viés vertical. Consed e Undime, como também o Movimento pela Base são considerados pelo MEC como “parceiros” nessa trajetória de pensar o Documento, sendo a voz mais ouvida nesse movimento de formular a Base. Apesar das inúmeras manifestações públicas de comunidades científicas no sentido de ampliar as discussões sobre o Documento, questionar concepções abarcadas na estrutura das diferentes versões apresentadas à sociedade, as ações deste último não obtiveram êxito, não conseguiram sensibilizar o grupo que detinha o poder. Sendo assim, constatou-se, a partir dos estudos realizados, que a BNCC integra as reformas educativas de viés neoliberal que têm sido pensadas globalmente a partir de 1990 e que tem como meta melhorar as economias nacionais a partir do fortalecimento de elos entre escolarização, trabalho, produtividade, serviços e mercado. Nesse movimento de formulação do Documento da Base, importante destacar a redução do tempo destinado à alfabetização, dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, para os dois primeiros anos desta etapa de ensino. Apesar de inúmeras críticas da comunidade acadêmica e de outros segmentos da sociedade em torno da concepção de pensar o processo alfabetizador da criança, mesmo assim o Documento foi aprovado em dezembro de 2017, desconsiderando as normatizações trazidas pelas DCNs, como também do Parecer CNE/CEB n° 4/2008.
Abstract: To present Dissertation of Master's degree he locates in the Line of Political Research and Administration of the Basic Education of the Group of Studies and Researches been, Politics and Administration of the Education (GEPGE) of the Program of Master degree of the Federal University of the Great Gildings, linked to the Project of Research "the administration of the process literacy teacher with focus in the educational politics: of the national to the place", has as objective analyzes the process of formulation of the Common National Base Curricular (BNCC) and the conceptions in dispute on the child's process literacy teacher. National reference for the formulation of the curricula of the Basic Education of the systems and of the school nets of States, of Distrito Federal and of the Municipal districts and of the pedagogic proposals of the school institutions, BNCC is announced by MEC a politics curricular that has as focus to improve the quality of the Brazilian Basic Education. The research embraces the historical time from 2015 to 2017, tends in view to be the period in that the discussions emerge around the construction of the Document. Of qualitative character, the adopted methodology has your base in the cycle of politics in what it plays the stage of the formulation and feels through the ruled investigation in the bibliographical research, for understanding of concepts and definitions on the theme; documental, in order to know legal directions in elaboration process and some already defined. In that movement of formulating the Base, divergences of opinions are verified, while a group considers BNCC as the Document that comes to improve the quality of the education, other they understand her as a public politics of vertical inclination. Consed and Undime, as well as the Movement for the Base are considered by MEC as "partners" in that path of thinking the Document, being the voice more heard in that movement of formulating the Base. In spite of the countless public manifestations of scientific communities in the sense of enlarging the discussions on the Document, to question conceptions embraced in the structure of the different versions presented to the society, the actions of this last one didn't obtain success, they didn't get to sensitize the group that stopped the power. Being like this, it was verified, starting from the accomplished studies, that BNCC integrates the educational reforms of neoliberal inclination that have been thought globally starting from 1990 and that has as goal improves the national savings starting from the invigoration of links among schooling, work, productivity, services and market. In that movement of formulation of the Document of the Base, important to detach the reduction of the time destined to the literacy, of the first three years of the Fundamental Teaching, for the first two years of this teaching stage. In spite of the academic community's countless critics and of other segments of the society around the conception of thinking the child's process literacy teacher, even so the Document was approved in December of 2017, disrespecting the standardization brought by DCNs, as well as of the Opinion CNE/CEB n° 4/2008.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Política educacional
Educational policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: TRICHES, Eliane de Fátima. A Formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e concepções em disputa sobre o processo alfabetizador da criança (2015-2017). 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1115
Data do documento: 19-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElianedeFatimaTriches.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.