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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Valorização docente na formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS (2015-2025)
metadata.dc.creator: Aranda, Flávia Paula Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Perboni, Fábio
metadata.dc.contributor.referee1: Militão, Andréia Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Scaff, Elisângela Alves da Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de formulação do Plano Municipal de Educação (2015-2025) do município de Dourados-MS, tendo como foco as metas e estratégias que tratam da valorização docente, a saber: as metas 15,16,17 e 18. A pesquisa desdobrou-se no alcance dos seguintes objetivos específicos: Conceituar valorização docente no contexto nacional brasileiro; Descrever o contexto em que foram geradas as políticas de valorização docente decorrentes das normatizações presentes no Plano Municipal de Educação; e Analisar as percepções dos sujeitos envolvidos no processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, bem como de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos diretamente com o processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados. Os resultados obtidos preconizam que no momento de elaboração do Plano Municipal de Educação, o município de Dourados buscou adequarse as normativas do vigente Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) que determinava municípios e estados brasileiros elaborar seus respectivos planos decenais de educação. Os dados levantados, evidenciam que, embora o processo de formulação do PME Dourados tenha tramitado de forma democrática e coletiva, sua aprovação se deu de forma autoritária com centenas de alterações efetuadas pelo executivo, no projeto aprovado, sem nenhuma discussão com os envolvidos na elaboração da proposta inicial.As alterações revelam que os anseios expressados pela categoria durante a formulação do documento foram simplesmente desconsideradas, trazendo prejuízo não só para os docentes, mas para a qualidade da educação municipal. Em relação à valorização docente observamos que, embora o projeto, transformado em lei, tenha sido submetido às alterações, o PME-Dourados se configura atualmente como o norte do planejamento educacional no município, nesse sentido, a categoria tem como desafio, articular junto ao governo municipal estratégias que possam garantir a efetivação das metas e estratégias dentro da vigência do PME.
Abstract: The present study has as general objective to analyze the process of formulation of the Municipal Plan of Education (2015-2025) of the municipality of Dourados-MS, focusing on the goals and strategies that deal with teacher valorization, namely: the goals 15,16 , 17 and 18. The research was developed to achieve the following specific objectives: Conceptualize teaching valorization in the Brazilian national context; Describe the context in which the teacher valorization policies derived from the regulations in the Municipal Education Plan were generated; and Analyze the perceptions of the subjects involved in the process of formulating the Municipal Plan of Education of Dourados. Bibliographical and documentary research was used, as well as semi-structured interviews with the subjects directly involved with the formulation process of the Dourados Municipal Education Plan. The results obtained indicate that at the time of the preparation of the Municipal Education Plan, the municipality of Dourados sought to adapt the regulations of the current National Education Plan (PNE 2014-2024), which determined municipalities and Brazilian states to prepare their respective 10-year education plans . The data collected show that, although the process of formulating the Dourados PME was carried out in a democratic and collective manner, its approval took place authoritatively with hundreds of changes made by the executive in the approved project, without any discussion with those involved in the elaboration of the initial proposal. The changes reveal that the desires expressed by the category during the formulation of the document were simply disregarded, causing damage not only for teachers but for the quality of municipal education. Regarding teacher valorization, we observed that, although the project, transformed into a law, has undergone changes, the PME- Dourados is currently configured as the north of educational planning in the city, in this sense, the category has as a challenge, articulate with the municipal government strategies that can guarantee the achievement of goals and strategies within the PME.
Keywords: Política educacional
Educational policy
Planejamento educacional
Educational planning
Educação básica
Elementary education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: ARANDA, Flávia Paula Nogueira. A Valorização docente na formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS (2015-2025). 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1117
Issue Date: 19-Mar-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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