Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1140
Tipo: | Dissertação |
Título: | Arqueologia e a preservação do patrimônio cultural: educação patrimonial em Acinópolis/MS |
Autor(es): | Duarte, Laura Roseli Pael |
Primeiro Orientador: | Landa, Beatriz dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Kashimoto, Emília Mariko |
metadata.dc.contributor.referee2: | Soares, Andre Luis Ramos |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo compreender a percepção local, assim como as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação em conjunto com as escolas e educadores/as do ensino formal, órgãos públicos, acerca da educação patrimonial como instrumento de alfabetização cultural, na preservação do patrimônio arqueológico do município Alcinópolis, intitulada “A Capital Estadual da Arte Rupestre”. A metodologia utilizada foi à realização de levantamento bibliográfico e documental, oficinas e aplicação de questionários. Os questionários foram aplicados junto a diversos segmentos da sociedade de Alcinópolis, tais como: funcionários/as da administração pública municipal e estadual, professores/as e diretores/as de escolas. O estudo apresentado objetivou contribuir no levantamento das ações de educação patrimonial realizadas no município de Alcinópolis/MS, buscando identificar a percepção de agentes culturais sobre patrimônio cultural visando subsidiar reflexões acerca da relação local com o seu patrimônio cultural. |
Abstract: | The purpose of this dissertation was to understand the local perception, as well as the actions developed by the Secretariat of Education with the schools and educators of the formal education and public agencies about heritage education as an instrument of cultural literacy, in the preservation of the patrimony archaeological site of Alcinópolis, entitled "The State Capital of the Rupestrian Art" and to support reflections on the representations of rock art, on the cultural processes of local prehistoric societies, and on the relationship between man and the environment, in the past and present, with a view to the process of local identification with archaeological patrimony. The methodology used was to perform a bibliographical and documentary survey, workshops and questionnaires. The questionnaires were applied to several segments of society in Alcinópolis, such as: municipal and state public administration officials, teachers and school principals, primary and secondary school students in public, municipal, and state schools. The present study aimed to contribute to the survey of patrimonial education actions carried out in the city of Alcinópolis/MS, seeking to identify the perception of cultural agents about cultural heritage in order to subsidize reflections about the local relation with their cultural heritage. |
Palavras-chave: | Arqueologia Archaeology Arte rupestre Rock art |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ARQUEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Antropologia |
Citação: | DUARTE, Laura Roseli Pael. Arqueologia e a preservação do patrimônio cultural: educação patrimonial em Acinópolis/MS. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1140 |
Data do documento: | 6-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Antropologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LauraRoseliPaelDuarte.pdf | 7,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.