Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1159
Tipo: Dissertação
Título: Educação, arte e inclusão: audiodescrição como recurso artístico e pedagógico para a inclusão das pessoas com deficiência
Título(s) alternativo(s): Education, art and inclusion: audiodescription as an artistic and pedagogical resource for the inclusion of people with disabilities
Autor(es): Carvalho, Marielle Duarte
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Bruno, Marilda Moraes Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Eliana Lucia
Resumo: As escolas possuem uma demanda significativa de alunos com algum tipo de deficiência e a audiodescrição pode contribuir de forma significativa no processo de ensino aprendizagem desses alunos, como recurso comunicacional e de acessibilidade. A pesquisa teve como objetivo propor tecnologia social por meio de produtos técnico-pedagógicos para contribuir com a preparação dos sujeitos na recepção de eventos didáticos e artísticos mediados pela audiodescrição, buscando promover a autonomia comunicacional das pessoas com deficiência. Na execução da pesquisa, aplicamos a abordagem qualitativa e quantitativa numa perspectiva interdisciplinar entre Educação e Arte, com abordagens teóricas fundamentadas em autores que dialogam sobre a importância da comunicação e das tecnologias para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, como Bobbio com o conceito de comunicação e Claus Mueller com o conceito de comunicação bloqueada, além de outros autores temáticos que abordam a audiodescrição. Os procedimentos metodológicos envolvem: pesquisa bibliográfica, com leituras e sistematização de obras teóricas, metodológicas e temáticas sobre educação, inclusão, arte, deficiência visual e audiodescrição; pesquisa documental, sobre diretrizes pedagógicas e legislação sobre a relação educação, arte e deficiência, bem como audiodescrição; e ação pedagógica, com diagnóstico, elaboração, desenvolvimento e avaliação de um Plano de Intervenção Pedagógica. Os resultados indicam que os professores da sala de aula comum desconhecem o recurso da audiodescrição e os professores da sala de recurso, alguns já ouviram falar, mas não sabem do que se trata, o que evidencia um distanciamento entre professores da sala de aula comum e os professores de atendimento educacional especializado. Assim, a pesquisa espera contribuir de forma significativa nas transformações socioculturais do pensamento pedagógico, tanto em relação ao universo imagético, artístico e cultural quanto na compreensão das necessidades especificas de pessoas que aprendem o mundo por caminhos distintos dos demais.
Abstract: Schools have a significant demand for students with some type of disability and audiodescription can contribute significantly to the learning process of these students as a communication and accessibility resource. The research aimed to propose social technology through technical-pedagogical products to contribute to the preparation of subjects in the reception of didactic and artistic events mediated by audiodescription, seeking to promote the communication autonomy of people with disabilities. In the execution of the research, we apply the qualitative and quantitative approach in an interdisciplinary perspective between Education and Art, with theoretical approaches based on authors who talk about the importance of communication and technologies for guaranteeing the rights of people with disabilities, such as Bobbio with the concept of communication and Claus Mueller with the concept of blocked communication, besides other thematic authors that approach the audio description. The methodological procedures involve: bibliographical research, with readings and systematization of theoretical, methodological and thematic works on education, inclusion, art, visual impairment and audiodescription; documentary research, pedagogical guidelines and legislation on the relationship education, art and disability, as well as audiodescription; and pedagogical action, with diagnosis, elaboration, development and evaluation of a Pedagogical Intervention Plan. The results indicate that teachers in the common classroom are unaware of the resource of the audio description and the teachers of the resource room, some have already heard, but they do not know what it is, which shows a distance between teachers of the common classroom and the teachers of specialized educational service. Thus, the research hopes to contribute significantly to the sociocultural transformations of pedagogical thinking, both in relation to the imaginary, artistic and cultural universe, as well as in the understanding of the specific needs of people who learn the world through paths different from the others.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusive education
Artes - ensino e aprendizagem
Art - Study and teaching
Deficiência visual
Visual impairments
Audiodescrição
Audio description
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: CARVALHO, Marielle Duarte. Educação, arte e inclusão: audiodescrição como recurso artístico e pedagógico para a inclusão das pessoas com deficiência. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1159
Data do documento: 6-Jun-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarielleDuarteCarvalho.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.