Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000717123605254pt_BR
dc.contributor.referee1Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608492668861352pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, José Antonio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1335536974680929pt_BR
dc.contributor.referee3Freire, Zélia Ramona Nolasco dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9937438186193830pt_BR
dc.creatorVoss, Diego Armando Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7371641449802257pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-05T12:10:29Z-
dc.date.available2019-07-05T12:10:29Z-
dc.date.issued2017-05-15-
dc.identifier.citationVOSS, Diego Armando Dias. A Semeiosis na série Sexo e as negas, de Miguel Falabella: uma proposta de análise de imagens. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1211-
dc.description.abstractThis work, semiotically, investigates images Exposed in the serie Sexo e as Negas by Miguel Falabella, produced by Rede Globo television and screened from September 9 to December 16, 2014, based on the American series Sex and the City, whose protagonists are white, successful, living in a prime area of New York. The Brazilian series, set in a Rio de Janeiro favela and carried out by black actresses, provoked a wave of criticism on the part of the black population, especially the women, saying, in synthesis, that the series did not represent them because it reinforced a stereotype already reproduced many times On television. The research emphasizes the premice that Brazil is known as multicultural and mestizo country, so it is expected that the mass media can reproduce in their television productions the pluralized reality of the various contexts present in the largest country in Latin America, thus promoting, Ruptures referring to certain stigmas characteristic of the African Brazilian scenario in dramaturgy. Our investigation sought to understand the cultural and discursive representations related to the analyzed images, in order to clarify the important signic role of the imaginary forms in the construction of the collective memory, in the internal relations and the direct effect in the culture presenting examples of the daily life. We also seek to broaden the context of the subject, drawing a panorama that goes from the role of the body to purely phenomenological processes, such as perception and cognition. The series is approached from the perspective of melodrama, since it is an organically Latin American object, so the problematic traces a panorama of the relations of mass popular culture and media. Finally, we demarcate the context of the black actor inserted in the dramaturgy according to what comes closest to our corpus, in this way we problematize the images contextualizing and deciphering their implicit and explicit codes through a theoretical framework that comes from the semiotics, the communication, and culture, as well as purely historical processes. We seek, therefore, to aggregate semiodiscursive analyzes and reflections on the question of the image and sociocultural representation present in this work as cultural texts, such as the systematization of the specific cultural practices that mark the Brazilian media cultural space and help in the construction of the cognitive capacities of the subjects.en
dc.description.resumoO presente trabalho investiga semióticamente imagens materializadas a partir da série Sexo e as Negas, de Miguel Falabella, produzida pela Rede Globo de televisão e exibida de 09 de setembro a 16 de dezembro de 2014, baseada na série estadunidense Sex and the City, cujas protagonistas são brancas, bem-sucedidas, que moram em uma área nobre de Nova Iorque. A série brasileira, ambientada em uma favela carioca e protagonizada por atrizes negras, provocou uma onda de críticas por parte da população negra, em especial as mulheres, dizendo, em síntese, que a série não as representava pois reforçava um estereótipo já reproduzido muitas vezes na televisão. A pesquisa enfatiza o pressuposto do Brasil ser conhecido como um país multicultural e mestiço, por isso espera-se que os meios de comunicação de massa possam reproduzir em suas produções televisivas a realidade pluralizada dos vários contextos presentes no maior país da América Latina, promovendo, desta forma, rupturas referentes a certos estigmas característicos do cenário dos afro brasileiros na dramaturgia. Nossa investigação procurou compreender as representações culturais e discursivas referentes às imagens analisadas, a fim de esclarecer o importante papel sígnico das formas imagéticas na construção da memória coletiva, nas relações interiores e o efeito direto na cultura apresentando exemplos do cotidiano. Também buscamos ampliar o contexto do sujeito, traçando um panorama que vai do papel do corpo até o processos puramente fenomenológicos, como a percepção e a cognição. A série é abordada sob a perspectiva do melodrama já que se trata de um objeto organicamente Latino-Americano, por isso, a problemática analisa as relações da cultura popular de massa e os meios midiáticos. Por fim, demarcamos o contexto do ator negro inserido na dramaturgia de acordo com o que mais se aproxima com o nosso corpus, desta forma problematizamos as imagens contextualizando e decifrando seus códigos implícitos e explícitos através de um arcabouço teórico que provém da semiótica, da comunicação, e da cultura, tal como de processos puramente históricos. Buscamos, assim, agregar análises e reflexões semiodiscursivas sobre a questão da imagem e representação sociocultural presentes nesta obra enquanto conjunto de textos culturais, tal como a sistematização das práticas culturais específicas que marcam o espaço cultural midiático brasileiro e ajudam na construção das capacidades cognitivas dos sujeitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-05T12:10:29Z No. of bitstreams: 1 DiegoArmandoDiasVoss.pdf: 2597318 bytes, checksum: ea650c9e69ac01f2d60886b7517a2771 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-05T12:10:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DiegoArmandoDiasVoss.pdf: 2597318 bytes, checksum: ea650c9e69ac01f2d60886b7517a2771 (MD5) Previous issue date: 2017-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise semióticapt_BR
dc.subjectSemiotic analysisen
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectMass mediaen
dc.subjectFalabella, Miguel, 1956-pt_BR
dc.subjectNegros na TVpt_BR
dc.subjectBlacks on televisionen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA Semeiosis na série Sexo e as negas, de Miguel Falabella: uma proposta de análise de imagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiegoArmandoDiasVoss.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.