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Tipo: Dissertação
Título: O Gênero seminário em educação: gestos e dispositivos didáticos
Título(s) alternativo(s): The Textual gender seminar in education: gestures and didactic devices
Autor(es): Perobelli, Mariza
Primeiro Orientador: Góis, Marcos Lúcio de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Silvane Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Edilaine Buin
Resumo: A inserção da modalidade oral na sala de aula, no Brasil, embora atestada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, ainda é incipiente. A discussão sobre práxis envolvendo gêneros orais formais públicos como objetos de ensino de língua materna pode colaborar para ampliar o espaço oferecido à oralidade. Para tal, este trabalho tem como objetivo geral analisar a transposição didática interna do gênero textual seminário em contexto escolar. Empregou-se a metodologia qualitativa de cunho etnográfico e se seguiu uma orientação interpretativista para coleta de dados e análise do corpus, constituído de videogravações de uma sequência de ensino de 12 horas/aula, desenvolvida por uma professora em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública estadual de Dourados, Mato Grosso do Sul. As aulas da sequência de ensino foram decompostas e sintetizadas por meio da ferramenta sinopse e, após, descritas e analisadas sob o enfoque do objeto de ensino, dos gestos didáticos (fundadores e específicos) mobilizados pela docente e dos dispositivos didáticos utilizados por ela. A pesquisa fundamenta-se em pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e em aportes teóricos dele decorrentes, tais como trabalhos de pesquisadores do Grupo de Genebra – Bronckart (2003, 2010); Aeby-Daghé; Dolz (2008); Schneuwly (2009a, 2009b, 2010); Schneuwly; Dolz et al. (2011); Dolz, (2015, 2016) – e de pesquisadores brasileiros – Nascimento, (2011a, 2011b, 2012); Barros (2012); Oliveira (2013). A análise dos dados revelou que, nas intervenções didáticas, a professora elege aspectos importantes do gênero textual seminário, embora privilegie alguns objetos de ensino concernentes às dimensões ensináveis desse gênero em detrimento de outros. Ampliou também a noção de gestos didáticos e demonstrou a relevância desses movimentos linguageiros na análise de práxis envolvendo gêneros textuais orais. Percebeu-se que a inserção da oralidade como objeto de ensino de língua materna está atrelada à capacitação dos docentes, em formação inicial e continuada, com foco em práxis que incorporem não só os gêneros textuais orais formais públicos e a elaboração de dispositivos didáticos relacionados a esses gêneros, mas também em gestos didáticos.
Abstract: The oral modality insertion in the classroom, in Brazil, although attested by the National Curriculum Parameters, is still incipient. The debate about praxis involving formal public oral genres as objects of native language teaching can collaborate to broaden the space offered to orality. Therefore, this work has as general goal analyze the internal didactic transposition of the seminar textual genre in a school context. The ethnographic qualitative methodology was used, followed by an interpretative orientation for data gathering and corpus analysis, consisting of videotapes of a teaching sequence of 12 hours/class, developed by a teacher in an eighth grade class of Fundamental Education of a state school in the public network of Dourados, Mato Grosso do Sul. The teaching sequence classes were decomposed and synthesized through the synopsis tool and then described and analyzed from the focus of the teaching object, the didactic gestures (founders and specifics) mobilized by the teacher and the didactic devices used by her. The research is based on theoreticalmethodological assumptions of Sociodiscursive Interactionism (SI) and on theoretical contributions derived from it, such as the work of researchers from the Geneva Group and also Brazilian researchers. The data analysis revealed that in the didactic interventions, the teacher selects important aspects of the seminar as textual genre, although it benefits some objects of teaching related the teachable dimensions of this genre to the detriment of others. It also extended the notion of didactic gestures and demonstrated the relevance of these linguistic movements in the praxis analysis involving oral textual genres. It was noticed that the insertion of orality as an object of native language teaching is associated with the training of teachers, in initial and continuous formation, focusing on praxis that incorporates not only the oral formal public genres and the elaboration of didactic devices related to these genres, but also in didactic gestures.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Educational practices
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: PEROBELLI, Mariza. O Gênero seminário em educação: gestos e dispositivos didáticos. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1235
Data do documento: 15-Out-2017
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