Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Célia Regina Delácio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978877013343192pt_BR
dc.contributor.referee1Real, Giselle Cristina Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670419259749996pt_BR
dc.contributor.referee2Suttana, Renato Nésio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4039751287219752pt_BR
dc.contributor.referee3Zappone, Mirian Hisae Yaegashi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8793675990431470pt_BR
dc.creatorSouza, Jessica Aparecida Escolarte de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4104803690207758pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-02T19:24:58Z-
dc.date.available2019-08-02T19:24:58Z-
dc.date.issued2016-06-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Jessica Aparecida Escolarte de. A Poesia infanto juvenil do PNBE 2013 para o Ensino Fundamental II. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1403-
dc.description.abstractThis research aims to present some works that are part of the collection of poetry in the School Library Nacional Program (Programa Nacional Biblioteca da Escola) PNBE, at 2013, directed to the final years of Middle School. It proposes suggestions of strategies to support the mediator in this challenge of working with poetry with his students. The 2013 edition of PNBE consists of 180 books, divided into three colections. Among these books, 15 are included in the poem genre. The works chosen for this research were: Carteira de Identidade and O mar e os sonhos, by Roseana Murray (2010, 2011); Parque de Impressões, by Eloésio Paulo (2010); Estação dos Bichos, by Alice Ruiz and Camila Jabur (2011); and Poesia de Bicicleta, by Sérgio Capparelli (2013). The text in this thesis is divided into three chapters, expatiating about the function of reading and literature, the historical of PNBE, the formation of a reader of poetry, the caracteristics of the collection, authors and selected Works and activities proposed to be developed by the mediator. In this way, performs the analisys of the selected poems with working suggestions based on research of Costa (2007) and uses as theoretical reference the publications of Fernandes (2013; 2014), Lajolo (2005; 2006), Soares (2006), Souza (2012) and other experts of this area. As a result, this research hopes to contribute to the approach of poetry for Young readers in school, providing development paths for mediators teachers and spreading the PNBE collection of the selected year.en
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva apresentar algumas obras que compõem o acervo de poesia do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do ano de 2013, direcionado para os anos finais do Ensino Fundamental. Ao lado disso, busca propor sugestões de estratégias para auxiliar o mediador no desafio do trabalho com a poesia junto a seus alunos. A edição de 2013 do PNBE é formada por 180 livros, divididos em três acervos. Entre eles, 15 títulos são incluídos no gênero poema. As obras escolhidas para o corpus deste trabalho foram: Carteira de identidade e O mar e os sonhos, de Roseana Murray (2010, 2011); Parque de impressões, de Eloésio Paulo (2010); Estação dos bichos, de Alice Ruiz e Camila Jabur (2011); e Poesia de bicicleta, de Sérgio Capparelli (2013). O texto desta dissertação está dividido em três capítulos, que discorrem sobre as funções da leitura e da literatura, o histórico do PNBE, a formação do leitor de poesia, as características do acervo, autores e das obras escolhidas e as propostas de atividades a serem desenvolvidas pelo mediador. Nesse percurso, realiza a análise dos poemas selecionados com sugestões de trabalho baseadas na pesquisa de Costa (2007) e utiliza como referencial teórico as publicações de Fernandes (2013; 2014), Lajolo (2005; 2006), Soares (2006), Souza (2012) e outros estudiosos da área. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para aproximar a poesia dos jovens leitores na escola, para propor alternativas de trabalho para os professores mediadores e para divulgar o acervo do PNBE do ano escolhido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-08-02T19:24:58Z No. of bitstreams: 1 JessicaAparecidaEscolartedeSouza.pdf: 1570493 bytes, checksum: c03afafe233330f0e38ef7cfe7bce0e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-02T19:24:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JessicaAparecidaEscolartedeSouza.pdf: 1570493 bytes, checksum: c03afafe233330f0e38ef7cfe7bce0e5 (MD5) Previous issue date: 2016-06-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectYoung adult literatureen
dc.subjectPoesia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPoetry - Study and teachingen
dc.subjectPrograma Nacional Biblioteca da Escolapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA Poesia infanto juvenil do PNBE 2013 para o Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeThe Children and youth poetry from PNBE 2013 for the final years of Middle Schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JessicaAparecidaEscolartedeSouza.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.