Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brazil, Maria do Carmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7793336022970802pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Sauloéber Tarsio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937954864858691pt_BR
dc.contributor.referee2Gebara, Ademir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1431810046621847pt_BR
dc.creatorFigueiredo, Charlene Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902718724884653pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-10T14:57:09Z-
dc.date.available2018-09-10T14:57:09Z-
dc.date.issued2013-05-08-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Charlene Correira. Grupo Escolar Luiz de Albuquerque: sua história no processo de institucionalização do ensino primário público em Corumbá - MT (1908-1930). 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/140-
dc.description.abstractThis investigation refers to the thematic History of School Institutions (HIE) in Brazil, especially to the southern Mato Grosso scenerio. The Luiz de Albuquerque School Group (GELA) was elected as the object of our research, with emphasis to childhood education in Corumbá. This school institution was created in 1912 and accompanied the educational model propagated by the state of São Paulo in the period of 1880 and 1886. The discussion involved the historic dimensions of the city and the school. The time frame involves a period between 1908, the year of creation of three school groups was authorized, two for the capita, Cuiabá and another to Corumbá and 1930 – consolidation year of GELA in the educational context of Corumbá. As a theoretical support we utilize the dialectic method establishing the particular in light of the economic, politic, social and cultural context, considering also the orientation of the French current regarding to the writing of the history. To discuss about the material culture of the school we followed the trails open by Vidal (2005, 2009, 2010), Julia (2001), Frago (1995) and Escolano (1998). Regarding to historiographical support we resorted to studies of Faria Filho (2002), Saviani (2007), Reis (2007), Sá (2007), Souza (1998), Vidal (2005), Brito (2001), Corrêa Filho (1969) and Leite (1971), about the Luiz de Albuquerque Group we will utilize the works of Sena (2005, 2006, 2007) and Brito (2005, 2006, 2008). In which refers to the historical sources we make use of iconographic documents, journalistic materials, archival registries such as crafts and circulars, documentation such as school ordinances of directors, registration books, protocol of final exams and semester, guestbook, presidential messages, laws and resolutions. The data obtained institutionalization of public primary education and the city of Corumbá were compared in the representation of the economic, political, social and cultural development at national and regional. From the material analyzed was possible to identify the process of creation and implantation of the Luiz de Albuquerque School Group highlighting to its operation, the actions of subject (students, professors, inspectors of students, among others), issues of teaching and structuration of the school building between the years of 1908 and 1930.en
dc.description.resumoEsta investigação refere-se à subárea História das Instituições Escolares (HIE) no Brasil, com destaque para o cenário sul-mato-grossense. Elegemos o Grupo Escolar Luiz de Albuquerque (GELA) como objeto de pesquisa, com ênfase para a escolarização da infância em Corumbá. Esta instituição escolar foi criada no ano de 1912 e acompanhou o modelo educacional propagado pelo estado de São Paulo no período de 1893. A discussão envolve as dimensões históricas da cidade e da escola. O recorte temporal envolve o período compreendido entre 1908, ano em que foi autorizada a criação de três grupos escolares, sendo dois para a capital, Cuiabá, e um para Corumbá, e 1930 – ano da consolidação do GELA no contexto educacional corumbaense. Como suporte teórico, utilizamos o método que estabelece o particular à luz do contexto econômico, político, social e cultural (NOSSELA; BUFFA, 2005) considerando também as orientações da corrente francesa no que se refere à escrita da história. Para discorrer sobre a cultura material escolar, seguimos as trilhas abertas por Vidal (2005, 2009, 2010), Julia (2001), Frago (1995) e Escolano (1998). No que se refere ao suporte historiográfico, recorremos aos estudos de Faria Filho (2002), Saviani (2007), Reis (2007), Sá (2007), Souza (1998), Vidal (2005), Brito (2001), Corrêa Filho (1969) e Leite (1971). Sobre o Grupo Luiz de Albuquerque, utilizamos os trabalhos de Sena (2005, 2006, 2007) e Brito (2005, 2006, 2008). Quanto as fontes às fontes históricas, valemo-nos de documentos iconográficos, materiais jornalísticos, registros arquivais, como ofícios e circulares, documentação escolar, como portarias dos diretores, livros de matrículas, atas de exames finais e semestrais, livros de visitas, mensagens presidenciais, leis e resoluções. Os dados obtidos sobre a institucionalização do ensino primário público e a cidade de Corumbá foram cotejados à luz do quadro econômico, político, social e cultural em nível nacional e regional. Do material analisado, foi possível identificar o processo de criação e implantação do Grupo Escolar Luiz de Albuquerque, com destaque para seu funcionamento, ações dos sujeitos (alunos, professores, inspetores de alunos, entre outros), questões de ensino e estruturação do prédio escolar entre os anos de 1908 e 1930.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-09-10T14:57:08Z No. of bitstreams: 1 CharleneCorreiaFigueiredo.pdf: 2797011 bytes, checksum: 2105bf9e0c7624461cc5e3714f82d7d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-10T14:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CharleneCorreiaFigueiredo.pdf: 2797011 bytes, checksum: 2105bf9e0c7624461cc5e3714f82d7d3 (MD5) Previous issue date: 2013-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPublic schoolsen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGrupo Escolar Luiz de Albuquerque: sua história no processo de institucionalização do ensino primário público em Corumbá - MT (1908-1930)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CharleneCorreiaFigueiredo.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.