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Tipo: Dissertação
Título: Educação do campo: discursos sobre currículo, identidades e culturas
Autor(es): Santos, Aparecido Lino dos
Primeiro Orientador: Bruno, Marilda Moraes Garcia
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Ozerina Victor de
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Maria Beatriz Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Morgana de Fátima Agostini
Resumo: Ao considerar que a educação do campo convive na contemporaneidade com múltiplas realidades, diferentes interesses e expectativas de seus estudantes, pais e das comunidades rurais envolvidas, este estudo teve como objetivo analisar se o currículo proposto para essa modalidade, em uma Escola Polo da zona rural de Campo Grande, MS, atende às peculiaridades da vida no campo e contempla as identidades e diferenças sociais e culturais de seus educandos. Para tanto, realizamos estudo documental para análise dos discursos desde o contexto histórico da educação do campo até as propostas das políticas de adequação dos conteúdos do currículo escolar. Na perspectiva dos Estudos Culturais, optamos por fazer um estudo do tipo etnográfico em educação, adotando como procedimentos metodológicos as técnicas de observação participante, com registros em diário de campo, entrevistas semiestruturadas com 02 gestores e 04 professores do Ensino Fundamental, para análise dos discursos sobre uma proposta adequação do currículo para uma educação no e/ do campo. O questionário foi utilizado para a elaboração do perfil dos professores e gestores. Os resultados indicam que a proposta curricular da educação do campo não difere do currículo das escolas urbanas quanto à estrutura, conteúdos e organização curricular, pois a escola do campo, em descompasso com as políticas nacionais e diretrizes, não tem promovido adequações do currículo para atender às especificidades da zona rural e às diferenças de seus habitantes. Os discursos apontam que a proposta curricular construída tem forjado as identidades e apenas celebrado as diferenças, na medida em que os conteúdos da cultura urbana têm sido priorizados no currículo, enquanto os saberes da cultura popular são silenciados ou esquecidos. Problematizamos a construção de uma proposta curricular específica que contemple as diferenças socioculturais e estabeleça o diálogo intercultural entre educação do campo e a urbana.
Abstract: Education in rural areas must face contemporary society with its multiple realities and the varied interests and expectations of the students, parents and the rural communities involved. This study has the objective of analyzing the curriculum proposed for this type of education at a central school in the rural surroundings of the city of Campo Grande, State of Mato Grosso do Sul, Brazil. The question is whether the proposed curriculum attends to the specific realities of rural life and takes into account the students’ social and cultural identities and characteristics. To answer this question we carried out a study to analyze discourses of persons involved related to aspects ranging from the historical context of rural education to proposals for adapting contents of curriculums. Based on the perspective of cultural studies, the option was to carry out an ethnographic study on education by adopting techniques of participating observation as a methodological procedure, with a daily log and semistructured interviews with two elementary school administrators and four teachers. The purpose was to analyze their discourses regarding proposed adaptation of the school’s curriculum to education in and for rural realities. A questionnaire was used to draw up profiles of the administrators and teachers. The results show that the proposed curriculum for education in rural areas does not differ from those followed in urban schools in terms of structure, content and curricular organization. The reason may be that rural schools, out of date with national policies and directives, have not fostered adaptation of curriculums to attend to the specific aspects of rural areas and the characteristics of their populations. The interviews indicate that the proposed curriculum merely describes identities and stresses differences, since the contents of urban culture are given priority in the curriculum, while the knowledge and realities of rural cultures have been silenced or ignored. We bring up the possibility of constructing a specific proposal for a curriculum that will take into account socio-cultural differences and establish intercultural dialogue between education in rural and in urban settings.
Palavras-chave: Educação rural
Rural education
Gestão curricular
Curriculum management
Identidade cultural
Cultural identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SANTOS, Aparecido Lino dos. Educação do campo: discursos sobre currículo, identidades e culturas. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1494
Data do documento: 7-Mai-2015
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