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Tipo: Dissertação
Título: A Formação continuada de professores no plano de ações articuladas de municípios Sul-Mato-Grossenses
Autor(es): Pires, Carolina Stefanello
Primeiro Orientador: Scaff, Elisângela Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Catanante, Bartolina Ramalho
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
Resumo: Este trabalho está inserido na linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação”, que por sua vez está vinculada ao projeto “Valorização docente no Plano de Ações Articuladas (PAR): análise de municípios sul–mato-grossenses”, pesquisa em rede financiada pelo CNPq. Tem como objetivo geral analisar a implementação da formação continuada de professores por meio do Plano de Ações Articuladas em municípios sul-mato-grossenses. Para tanto, tem como questão norteadora, indagar como está sendo a implementação da formação continuada de Professores que atuam no ensino fundamental de 1º ao 5º ano via PAR? Para tentar responder a essa pergunta, metodologicamente a pesquisa foi de cunho quali-quantitativo, composta pelos dados dos três municípios; obtidos via pesquisa documental e como forma de complementar os dados levantados, foram realizados entrevistas e aplicação de questionário aos representantes das Secretarias Municipais de Educação que são responsáveis pela elaboração e/ou monitoramento do PAR. Diante dos fatos observados ao longo da pesquisa, salientamos que o único programa relacionado ao nosso objeto de pesquisa, que atendeu a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, nestes três municípios pesquisados, foi o Pró-Letramento e os três municípios pesquisados se organizaram e utilizaram o PAR como diagnóstico/planejamento das ações de formação docente em diversas áreas.
Abstract: This work is based on the research of Policies and Managment in Education,. This research is linked to the project: “Valuation in teaching Articulated Action Plan (PAR): analysis of municipalities of Mato Grosso do Sul”. The general aim of this work is to analyze the relantionship between PAR and the continuing education of elementary school teachers in the municipalities of Mato Grosso do Sul. So, the guiding question was to know how the continuing education of teachers who work in elementary school from 1st to 5th grades was being accomplished. In order to answer the question, the documentary research used reports of municipal diagnoses of “PAR” and composed of the data of the three municipalities studied. Furthermore, in addition to the data collected, interviews and questionairies were conducted with representatives of the Municipal Departments of Education, who are responsible for the preparation and/or monitoring of PAR. The program that attended the continuing education of teachers in the elementar school was Pró-Letramento and was the only program related with the main goal of this research. The three municipalities used PAR as a diagnostics for the actions involving education of teachers amongst áreas.
Palavras-chave: Política educacional
Educational policy
Formação continuada
Continuing education
Plano de Ações Articuladas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: PIRES, Carolina Stefanello. A Formação continuada de professores no plano de ações articuladas de municípios Sul-Mato-Grossenses. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1495
Data do documento: 26-Mai-2015
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