Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1496
Tipo: Dissertação
Título: Família e educação infantil: relações interdependentes
Autor(es): Silva, Claudemir Dantes da
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Krotsch, Lucas Facundo
metadata.dc.contributor.referee2: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee3: Gebara, Ademir
Resumo: Esta pesquisa objetivou discutir as relações de interdependência entre a família e a educação infantil. Instituições que ao longo da história, foram se modificando e assumindo novas funções, porém mantendo sua importância social. Procuramos apontar alguns elementos históricos que acarretaram as mudanças e que nos auxiliaram a compreender a família, a criança e a educação infantil com as quais nos relacionamos hoje como sendo frutos de transformações históricas, sociais e culturais. O principal referencial teórico que deu sustentação ao trabalho foi do sociólogo alemão Norbert Elias com quem dialogamos sobre os conceitos de “interdependência” e “poder” presentes nas relações entre os indivíduos que participaram dessa investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados a técnica de entrevista e questionário. Foram fontes para análise, os dados coletados a partir das entrevistas, dos questionários e também os documentos produzidos nas duas instituições de educação infantil pesquisadas, tais como atas de reunião de pais, Projeto Político Pedagógico e Regimento interno. A pesquisa nos possibilitou algumas considerações sobre a relação cotidiana entre CEIM e famílias. Alguns aspectos importantes para discussão foram levantados apontando que não há ainda, por parte dos profissionais dos CEIMS, o entendimento da indissociabilidade do cuidar e educar, função principal desenvolvida pelas instituições de educação infantil; por outro lado as famílias percebem o CEIM como a extensão de suas casas, desconsiderando o aspecto formal dessas instituições.
Abstract: Esta investigación tiene como objetivo discutir las relaciones de interdependencia entre la Familia y la Educación Infantil. Instituciones que a lo largo de la historia se fueron cambiando y asumiendo nuevas funciones, pero manteniendo su importancia social. Buscamos señalar algunos elementos históricos resultantes de los cambios y que nos ayudaron a comprender la familia, el niño y la educación infantil con los cuales nos relacionamos hoy, como frutos de transformaciones históricas, sociales y culturales. El marco teórico del presente trabajo se fundamenta en la obra del sociólogo alemán Norbert Elias con quien dialogamos sobre los conceptos de “interdependencia” y “poder” presentes en las relaciones entre los individuos que participaron de esta investigación. Se trata de una investigación cualitativa que utiliza la técnica de entrevista y cuestionario como instrumento de recolección de datos. Son fuentes de análisis los datos recolectados desde las entrevistas, los cuestionarios y también los documentos producidos en las dos instituciones de educación infantil investigadas, tales como actas de reuniones de padres, Proyecto Político Pedagógico y Reglamento interno. La investigación nos posibilitó formular algunas consideraciones sobre la relación cotidiana entre CEIM y familias. Surgieron importantes aspectos para discusión señalando que no hay todavía, por parte de los profesionales de los CEIMS, el entendimiento de la indisociabilidad del cuidar y el educar, principal función desarrollada por las instituciones de educación infantil; siendo que, por otro lado, las familias entienden el CEIM como una extensión de sus casas, desconsiderando el aspecto formal de esas instituciones.
Palavras-chave: Educação infantil
Early childhood education
Família
Family
Infância
Childhood
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SILVA, Claudemir Dantes da. Família e educação infantil: relações interdependentes. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1496
Data do documento: 11-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaudemirDantesdaSilva.pdf811,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.