Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1496
Tipo: | Dissertação |
Título: | Família e educação infantil: relações interdependentes |
Autor(es): | Silva, Claudemir Dantes da |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Magda Carmelita Sarat |
metadata.dc.contributor.referee1: | Krotsch, Lucas Facundo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gebara, Ademir |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou discutir as relações de interdependência entre a família e a educação infantil. Instituições que ao longo da história, foram se modificando e assumindo novas funções, porém mantendo sua importância social. Procuramos apontar alguns elementos históricos que acarretaram as mudanças e que nos auxiliaram a compreender a família, a criança e a educação infantil com as quais nos relacionamos hoje como sendo frutos de transformações históricas, sociais e culturais. O principal referencial teórico que deu sustentação ao trabalho foi do sociólogo alemão Norbert Elias com quem dialogamos sobre os conceitos de “interdependência” e “poder” presentes nas relações entre os indivíduos que participaram dessa investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados a técnica de entrevista e questionário. Foram fontes para análise, os dados coletados a partir das entrevistas, dos questionários e também os documentos produzidos nas duas instituições de educação infantil pesquisadas, tais como atas de reunião de pais, Projeto Político Pedagógico e Regimento interno. A pesquisa nos possibilitou algumas considerações sobre a relação cotidiana entre CEIM e famílias. Alguns aspectos importantes para discussão foram levantados apontando que não há ainda, por parte dos profissionais dos CEIMS, o entendimento da indissociabilidade do cuidar e educar, função principal desenvolvida pelas instituições de educação infantil; por outro lado as famílias percebem o CEIM como a extensão de suas casas, desconsiderando o aspecto formal dessas instituições. |
Abstract: | Esta investigación tiene como objetivo discutir las relaciones de interdependencia entre la Familia y la Educación Infantil. Instituciones que a lo largo de la historia se fueron cambiando y asumiendo nuevas funciones, pero manteniendo su importancia social. Buscamos señalar algunos elementos históricos resultantes de los cambios y que nos ayudaron a comprender la familia, el niño y la educación infantil con los cuales nos relacionamos hoy, como frutos de transformaciones históricas, sociales y culturales. El marco teórico del presente trabajo se fundamenta en la obra del sociólogo alemán Norbert Elias con quien dialogamos sobre los conceptos de “interdependencia” y “poder” presentes en las relaciones entre los individuos que participaron de esta investigación. Se trata de una investigación cualitativa que utiliza la técnica de entrevista y cuestionario como instrumento de recolección de datos. Son fuentes de análisis los datos recolectados desde las entrevistas, los cuestionarios y también los documentos producidos en las dos instituciones de educación infantil investigadas, tales como actas de reuniones de padres, Proyecto Político Pedagógico y Reglamento interno. La investigación nos posibilitó formular algunas consideraciones sobre la relación cotidiana entre CEIM y familias. Surgieron importantes aspectos para discusión señalando que no hay todavía, por parte de los profesionales de los CEIMS, el entendimiento de la indisociabilidad del cuidar y el educar, principal función desarrollada por las instituciones de educación infantil; siendo que, por otro lado, las familias entienden el CEIM como una extensión de sus casas, desconsiderando el aspecto formal de esas instituciones. |
Palavras-chave: | Educação infantil Early childhood education Família Family Infância Childhood |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Claudemir Dantes da. Família e educação infantil: relações interdependentes. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1496 |
Data do documento: | 11-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ClaudemirDantesdaSilva.pdf | 811,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.