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Tipo: Dissertação
Título: Grupo Escolar Antônio João Ribeiro: cultura escolar primária em Itaporã-MT: uma contribuição para a história das instituições educativas (1953-1974)
Autor(es): Rodelini, Claudiani Ferreira da Cunha
Primeiro Orientador: Brazil, Maria do Carmo
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Elizabeth Figueiredo de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: O presente trabalho vincula-se ao campo da história das instituições educacionais (HIE), cujo foco principal reside no estudo sobre o processo institucionalização dos Grupos Escolares no sul de Mato Grosso, em geral, e mais particularmente, na implantação desse modelo de escola na região da Grande Dourados, com destaque para o Grupo Escolar Antônio João Ribeiro, do município de Itaporã-MS. A ideia é discutir as condições políticas e sociais decisivas na implantação do Grupo Escolar Antônio João Ribeiro, suas formas de funcionamento, bem como suas práticas cotidianas e dos distintos agentes sociais da comunidade (alunos, professores, diretores, entre outros). A delimitação do período se estabelece entre os anos de 1953 a 1974 e justifica-se pela criação do município de Itaporã, por meio da Lei Municipal 659, de 10 de dezembro de 1953, ratificada pela Lei nº 370, de 31 de junho de 1954. Essa mesma Lei garantiu a emancipação política do município. O ano de 1974 refere-se à data em que o Grupo Escolar definitivamente elevou-se a escola de 1º Grau - passando a denominar-se Escola Antônio João Ribeiro - como cumprimento da Lei 5692/71, que determinou a extinção dos grupos escolares no Brasil. Busquei dados nos núcleos de documentação (CDR/MS e NDHIR/MT), onde estão reunidos os documentos oficiais, jornais da época e relatórios oriundos da Diretoria Geral da Instrução Pública de Mato Grosso. Recorri também aos materiais reunidos no arquivo da escola e nos acervos privados fornecidos por alguns moradores da cidade de Itaporã-MS. Também foram incorporados ao trabalho depoimentos orais fornecidos por sujeitos que vivenciaram o cotidiano do Grupo Escolar Antônio João Ribeiro no período escolhido para o estudo. Percebi que em Mato Grosso havia uma preocupação, por parte dos governantes, de se criar novas escolas e instruir a população, sendo o GE meio difusor dos ideais que levaram à busca pela modernidade e progresso.
Abstract: This work is linked to the field of history of educational institutions (HEI) whose main focus lies the study of the institutionalization process of the School Groups in Mato Grosso do Sul, in general, and more particularly the implementation of this school model in the Greater Dourados region especially the Grupo Escolar Antonio João Ribeiro in the city of Itaporã-MS. The idea is to discuss the political and social conditions decisive in the implementation of the Grupo Escolar Antonio João Ribeiro their ways of functioning, and their daily practices and their distinct community social actors (students, teachers, principals, etc.). The delimitation of the period established between the years 1953-1974 and is justified by the creation of the municipality of Itaporã through the Municipal Law 659 of December 10, 1953, ratified by Law No. 370 of June 31, 1954. This same law guaranteed municipal political emancipation. The year 1974 refers to the date the School Group definitely raised the school level of Grade 1, changing its name-School Antônio João Ribeiro, to constitute compliance of Law 5692/71 which determined the extinction of School Groups in Brazil. I sought data on documentation cores (CDR / MS and NDHIR / MT) where official documents are gathered, newspapers of the time and reports coming from the General Board of Education of Mato Grosso are gathered. Have recourse also to the materials gathered in the school file and in private collections provided by some residents of the city of Itaporã- MS. They were also incorporated into the work, oral testimony provided by individuals who experienced the School Group of everyday Antonio João Ribeiro, the period chosen for the study. I realized that in Mato Grosso there was concern on the part of governments, to create new schools and educate the population, with GE through diffuser of the ideals that led to the quest for modernity and progress.
Palavras-chave: Educação - história
Educational history
Escola pública
Public schools
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: RODELINI, Claudiani Ferreira da Cunha. Grupo Escolar Antônio João Ribeiro: cultura escolar primária em Itaporã-MT: uma contribuição para a história das instituições educativas (1953-1974). 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1497
Data do documento: 19-Mai-2015
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