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Tipo: Dissertação
Título: Ações afirmativas para ingresso no ensino superior e discurso racista na mídia brasileira: um estudo a partir da Revista Veja
Autor(es): Lutz, Cleyton Pereira
Primeiro Orientador: Suttana, Renato Nésio
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee2: Célio Sobrinho, Reginaldo
Resumo: As ações afirmativas para o ingresso no ensino superior público brasileiro têm sido adotadas pelas nossas universidades desde 2002. De lá para cá a adesão das instituições estaduais e federais às ações afirmativas aumentou ano a ano, tendo como importante marco, a recente criação da Lei de Cotas, sancionada pela presidenta Dilma Roussef em 2012. Dessa forma, o presente trabalho, desenvolvido dentro da linha de pesquisa “Educação e Diversidade”, do PPGEdu-UFGD, tem como objetivo estudar o modo como a mídia brasileira trata as ações afirmativas, com atenção especial à política de cotas, sua principal modalidade, e a Lei de Cotas, sancionada após um longo debate realizado, no Brasil, em diversas esferas, como a acadêmica, jurídica e mediática. O objeto escolhido para o estudo é a revista semanal Veja, publicação do gênero mais antiga em circulação e de maior tiragem no País, com mais de um milhão de exemplares semanais. A revista, por sinal, é publicada pela Editora Abril, líder do segmento, que possui quase 50 títulos diferentes e se encontra na lógica oligopolística da mídia brasileira. Para o estudo da maneira como Veja trata o tema, durante o período que vai de 2008 a 2012, será utilizada a análise de conteúdo, proposta por Bardin, na identificação da frequência com que o tema é tratado, em que tipos de gêneros jornalísticos é abordado, qual a posição apresentada pelos textos e os argumentos utilizados. A análise de conteúdo de Veja também leva em consideração aspectos referentes ao tratamento jornalístico dado às ações afirmativas, tais como o uso de fontes e citações, instrumentos de persuasão e associação a imagens. Para isso, baseamo-nos em Sousa e nas observações de Porto sobre a identificação do enquadramento dado tema. Como suporte teórico para o trabalho também é feita uma discussão bibliográfica a partir de temas como ações afirmativas, inclusão, mídia, imprensa no Brasil e racismo, recorrendo a autores como Carvalho, Dijk, Lima, Munanga e Silvério, entre outros. Através da pesquisa, buscamos mapear as críticas feitas pela revista às ações afirmativas ao longo do período, especialmente as de caráter racial. Assim, conforme constatamos, Veja contribui para a reprodução do racismo através de seus textos, impedindo uma discussão séria sobre uma política voltada à inclusão e democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.
Abstract: Affirmative action for entering the Brazilian public higher education has been adopted by our universities since 2002. Since then the adhesion of state and federal institutions to affirmative action increased year by year having as significant milestone, the recent establishment of the Law of quotas, sanctioned by President Dilma Rousseff in 2012. Thus, the present study, developed within the line of research “Education and Diversity”, the PPGEDU-UFGD aims to evaluate how the Brazilian media deals with affirmative action, with special attention to the quota policy, their main modality, and the Law of Quotas sanctioned after a long debate in Brazil at several levels, such as the academic, juridical and mass media. The object chosen for the study is the weekly magazine Veja, the oldest publication of the genre circulating and the highest circulation in the country, with more than a million copies weekly. The magazine, by the way, is published by Editora Abril, the segment leader, who has almost 50 different titles and is found in the oligopolistic logic of the Brazilian media. To study the way Veja deals with the theme for the period from 2008 to 2012, the content analysis proposed by Bardin will be used, identifying the frequency with which the subject is dealt with in what types of journalistic genres it covered, what the position presented by the texts and arguments used would be. Veja's content analysis also takes into account aspects related to journalistic treatment of affirmative action, such as the use of sources and quotes, persuasive instruments and association to images. For this, we base ourselves on Sousa and on Porto's observations, on the identification of the guidelines given the topic. As a theoretical support for the work, a bibliographical discussion is also held from issues with themes such as affirmative action, inclusion, media, the press in Brazil and racism, using authors such as Carvalho, Dijk, Lima, Munanga and Silverio, among others. Through research, we map out the criticisms to affirmative actions made by the magazine over the period, especially those of racial character. Thus, as we saw, Veja contributes to the reproduction of racism through their texts, preventing a serious discussion of a policy aimed at inclusion and democratic access to higher education in Brazil.
Palavras-chave: Ações afirmativas
Affirmative actions
Inclusão social
Social integration
Racismo
Racism
Mídia impressa
Printed materials
Lei de cotas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: LUTZ, Cleyton Pereira. Ações afirmativas para ingresso no ensino superior e discurso racista na mídia brasileira: um estudo a partir da Revista Veja. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1498
Data do documento: 24-Mar-2015
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