Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1508
Tipo: Dissertação
Título: Retratos da escola: a organização do acervo fotográfico e a utilização de imagens como fontes em história da educação
Autor(es): Luiz, Marilda Cabreira Leão
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Valim, Alexandre Busko
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: O ponto de partida desta pesquisa foi a organização das imagens fotográficas da Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo, localizada na cidade de Dourados - Mato Grosso do Sul, Brasil. A partir disso, buscamos suporte em referenciais teóricos que abordam a fotografia como documento, como fonte para os pesquisadores e pesquisadoras em História da Educação. Para tanto, buscamos referências bibliográficas das Ciências Sociais, da Teoria da Comunicação e da História, para melhor compreender a importância da fotografia como registro da História e da Memória da instituição escolar. Nossa pesquisa também se estendeu com leituras na área da arquivística, o que nos auxiliou a realizar o trabalho de organização e catalogação dos registros fotográficos da referida escola. Ao mesmo tempo em que realizamos este trabalho no campo teórico, também incentivamos uma cultura de organização dos arquivos de imagens fotográficas, através de um plano de intervenção na escola. Desenvolvemos um projeto com alunos e professores para incentivar e estimular a comunidade escolar, dentro de seus limites e possibilidades, arquivar, organizar e disponibilizar sua memória imagética. Utilizando-se dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, como computador, scanner, câmera digital, impressora, promovemos a catalogação e digitalização do acervo fotográfico da escola. Organizamos três tipos de acervos com as imagens - um acervo fisico com as imagens originais, um acervo de reprodução das imagens, e um acervo digital para disponibilização e acesso. Embora não fazendo parte dos objetivos a análise das imagens, mesmo assim, foi feito um diálogo a partir delas, na tentativa de mostrar que, além de disponibilizar sua memória imagética, é possível refletir sobre as imagens fotográficas, como forma de registrar o contexto histórico da escola.
Abstract: This research started with the organization of pictures about the State's School Rotary Dr. Nelson de Araujo, in the city of Dourados, state of Mato Grosso do Sul, Brazil, in the period lion 1980 to 2010. About this, we search for theoretical references that conceive pictures as document, as an source in Educacional History. We look for theories in Social Sciences, Comunication and History, to understand the importance of pictures as a record of history and memory of scholar institution. Our research also extended with readings in the field of archives, what helped us to work in the organization of the pictures of the school. In the same time, we encourage a culture of organization, through a plan of intervention in the school. We had developed a project with students and teachers to encourage the scholar comunity to archive, organize and deliver your imagery memory. Using technological resources available at school, such as computer, scanner, digital camera and printer, we promote the cataloging and digitization of the school photographic collection. We organize three types of image archives: a physical collection with the original images, and a digital archive for provision and access. Although it wasn't part of the objective, we made an analysis of some images, to show how its possible to make a dialogue with the images, as a way to study the historical context the school.
Palavras-chave: Educação - história
Educational history
Fotografias na educação
Photography in education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: LUIZ, Marilda Cabreira Leão. Retratos da escola: a organização do acervo fotográfico e a utilização de imagens como fontes em história da educação. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1508
Data do documento: 2-Abr-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarildaCabreiraLeaoLuiz.pdf4,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.