Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1549
Tipo: Dissertação
Título: Malinche: o ‘Novo Mundo’ é feito de representações
Autor(es): Santos, Maria Luana dos
Primeiro Orientador: Pinheiro, Alexandra Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Barzotto, Leoné Astride
metadata.dc.contributor.referee2: Díaz Merino, Ximena Antonia
metadata.dc.contributor.referee3: Conceição, Rute Izabel Simões
Resumo: Analisamos a obra Malinche (2006), da escritora mexicana Laura Esquivel (1950), visando compreender como se deu o processo de construção do “Novo Mundo”. Adotamos, para isso, como marco teórico não uma teoria, mas perspectivas teóricas diversas que pudessem contribuir para a análise do texto, dentre elas destacamos: a metaficção historiográfica, a análise do discurso, as relações de gênero e reflexões pós-coloniais. Pautamo-nos em frentes de investigação, sobretudo, do espaço literário, sem deixar de considerar as contribuições filosófico-sociológicas e historiográficas. Como metodologia de trabalho, partimos do texto literário como mote orientador de leitura, isto é, Malinche (2006) exigia as teorias e autores empregados, dentre estes cabe destacar: Achugar (2006), Bhabha (1995), Bakhtin (1998), Hutcheon (1991), Paz (1998), Ricouer (2007), Santiago (2000) e Todorov (2003). No decorrer da leitura, fomos levados a percorrer caminhos inesperados e, ao invés de nos depararmos com a construção social de um mundo novo, percebemos uma produção literária com alto teor de interferência social, além de ser representativa de uma sociedade resultante do contato cultural de civilizações com características díspares. Por meio do enredo em questão, detectamos a estruturação das identidades que começavam a se formar na região correspondente ao atual estado mexicano, uma “nação” híbrida por excelência. Ademais, compreendemos a obra como um código que lê, a partir do século XXI, o seu passado histórico, fato que auxilia sobremaneira na elaboração de um discurso mexicano, mas, primordialmente, um discurso para/do “Novo Mundo”.
Abstract: Analizamos la obra Malinche (2006), de la escritora mexicana Laura Esquivel (1950), con el propósito de comprender como ocurrió el proceso de construcción del “Nuevo Mundo”. Nos apropiamos, para eso, no de una teoría como hito teórico, sino de perspectivas teóricas que pudieran contribuir al análisis del texto, podemos mencionar: metaficción historiográfica, análisis del discurso, relaciones de género y reflexiones post-coloniales. Nos orientamos según el espacio literario sin dejar de considerar las contribuciones filosófico-sociológicas e historiográficas. Como metodología de trabajo, partimos del texto literario como mote orientador de lectura, o sea, Malinche (2006) que exigía teorías y autores, como: Achugar (2006), Bhabha (1995), Bakhtin (1998), Hutcheon (1991), Paz (1998), Ricouer (2007), Santiago (2000) e Todorov (2003). En el trascurso de la lectura, fuimos conducidos a recorrer caminos inesperados y, en lugar de depararnos con la construcción social de un mundo nuevo, percibimos una producción literaria con altos grados de interferencia social, además de ser representativa de una sociedad resultante del contacto cultural de civilizaciones con rasgos distintos. A través del enredo en cuestión, detectamos la estructuración de identidades que empezaban a formarse en la región correspondiente al actual estado mexicano, una “nación” híbrida por excelencia. Comprendemos, aun, la obra como un texto que lee, del siglo XXI, su pasado histórico, hecho que ayuda de sobremanera en la elaboración de un discurso mexicano, pero, primordialmente, un discurso para/del “Nuevo Mundo”.
Palavras-chave: Literatura mexicana
Mexican literature
Esquivel, Laura, 1950-
América Latina - história
Latin America - History
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: SANTOS, Maria Luana dos. Malinche: o ‘Novo Mundo’ é feito de representações. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1549
Data do documento: 30-Mar-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaLuanadosSantos.pdf717,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.