Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1612
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização da atuação do professor de educação física nas equipes multiprofissionais que trabalham com pessoas com TEA em Dourados-MS
Autor(es): Benevides, Jhony dos Santos
Primeiro Orientador: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee1: Levandoski, Gustavo
metadata.dc.contributor.referee2: Conrado, Dália Melissa
Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo geral caracterizar a atuação dos profissionais e professores de Educação Física que atuavam em equipes multiprofissionais no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Dourados — MS. justifica-se, como relevância científica, pois até a presente data não foi encontrada pesquisa alguma com essa específica delimitação temática. Para execução deste estudo, optou-se pela metodologia qualitativa. Como métodos e técnicas para coleta de dados na pesquisa de campo, utilizou-se questionário e ficha de caracterização profissional, assim como a técnica de observação sistemática. O procedimento de análise e interpretação dos dados eleito foi a técnica análise de conteúdo. Os resultados indicaram que quase todos os profissionais possuíam formação mínima recomendada para o trabalho com essa população. As atividades físicas desenvolvidas pelos profissionais estavam de acordo com as necessidades das crianças. Quanto à compreensão de equipe multidisciplinar, verificou-se que todos os profissionais possuíam conhecimentos básicos sobre o tema, o que sugere necessidade de maior formação para eles e para todas as equipes. Quanto à atuação dos profissionais, constatou-se que apenas um dos profissionais atuava junto a toda a equipe, em um modelo de trabalho mais integrado. São necessárias mais pesquisas abrangentes e aprofundadas sobre este tema, tendo a participação de todos os diversos profissionais e também estudos com foco na capacitação sobre as três formas de trabalho das diferentes áreas disciplinares, de equipes multiprofissionais, a fim de garantir serviços mais eficazes e assegurar direitos sociais constitucionalmente garantidos.
Abstract: This research had the general objective to characterize the performance of professionals and physical education teachers who worked in multidisciplinary teams on the care of people with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the city of Dourados —MS. it is justified, as scientific relevance, to the present date no research was found with this specific thematic delimitation. For execution in this study, the qualitative methodology was chosen. As methods and techniques for data collection in field research, a questionnaire and professional characterization form were used, as well as the technique of systematic observation. The procedure of analysis and interpretation of the data chosen was the technique of content analysis. The results indicated that almost all the professionals had minimum training recommended for the work with this population. The physical activities developed by the professionals were in accordance with the needs of the children. Regarding the understanding of a multidisciplinary team, it was verified that all the professionals had basic knowledge about the subject, which suggests the need for training for them and for all the teams. As for the work of the professionals, it was verified that only one of the professionals worked alongside the whole team, in a more integrated work model. More extensive and in-depth research on this topic is required, with the participation of all the various professionals and also studies focusing on the three forms of work of the different disciplinary areas, of multi-professional teams, in order to guarantee more effective services and to ensure social rights constitutionally guaranteed.
Palavras-chave: Educação física
Physical education
Autismo
Autism
Educação inclusiva
Inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: BENEVIDES, Jhony dos Santos. Caracterização da atuação do professor de educação física nas equipes multiprofissionais que trabalham com pessoas com TEA em Dourados-MS. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1612
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JhonydosSantosBenevides.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.