Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1617
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A Implementação das DCNERER nas escolas públicas e os desafios para o currículo e práticas pedagógicas
metadata.dc.creator: Gonçalves, Michelly dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Marques, Eugenia Portela de Siqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Tatiane Cosentino
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Thaise da
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.description.resumo: O currículo escolar no Brasil historicamente legitimou os saberes eurocêntricos e silenciou os saberes africanos e afro-brasileiros. O protagonismo do Movimento Negro Brasileiro reivindicou historicamente um projeto educativo intercultural e antirracista que fortaleceu a luta por políticas educacionais voltadas para a superação do monoculturalismo e a ressignificação da história do negro. Com a Lei nº 10.693/2003, que tornou obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER), houve um deslocamento epistêmico para o currículo e a prática pedagógica. O estudo teve como objetivo geral identificar a implementação das diretrizes em escolas públicas do Mato Grosso do Sul. A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGEdu/UFGD). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem teórica inspirada nos Estudos Pós-coloniais, realizada em duas escolas estaduais no município de Campo Grande e de Dourados. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e questionários. Os resultados apontaram que existe um movimento afirmativo nas escolas que possibilitam práticas pedagógicas interculturais de valorização da História e cultura afro-brasileira e africana por meio da descolonização curricular.
Abstract: The school curriculum in Brazil historically legitimized Eurocentric knowledge and silenced African and Afro-Brazilian knowledge. The protagonism of the Black Brazilian Movement has historically claimed an intercultural and anti-racist educational project that strengthened the struggle for educational policies aimed at overcoming monoculturalism and re-signifying the history of the Negro. With Law n°. 10.693/2003, which made the study of Afro-Brazilian History and Culture in the school curriculum and the National Curriculum Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education (DCNERER) mandatory, there was an epistemic shift to curriculum and practice pedagogical. The present study has as a general objective to identify the implementation of the guidelines in public schools in Mato Grosso do Sul. This research is part of the Education and Diversity research line of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Grande Dourados (PPGEdu/UFGD). This is a qualitative research with a theoretical approach inspired by the Postcolonial Studies, carried out in two state schools in the city of Campo Grande and Dourados. The research was carried out through bibliographical review, documentary analysis, interviews and questionnaires. The results pointed out that there is an affirmative movement in the schools that allow intercultural pedagogical practices of appreciation of Afro-Brazilian and African history and culture through curricular decolonization.
Keywords: Relações étnico-raciais
Currículo escolar
School curriculum
Práticas pedagógicas
Educational practices
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citation: GONÇALVES, Michelly dos Santos. A Implementação das DCNERER nas escolas públicas e os desafios para o currículo e práticas pedagógicas. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1617
Issue Date: 30-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MichellydosSantosGoncalves.pdf1,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.