Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brazil, Maria do Carmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7793336022970802pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Adriana Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8878108728944572pt_BR
dc.contributor.referee2Furtado, Alessandra Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352539741899197pt_BR
dc.contributor.referee3Moreira, Kênia Hilda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0719411495759181pt_BR
dc.creatorBorba, Marcel dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130552943406290pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-06T18:33:01Z-
dc.date.available2019-09-06T18:33:01Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.citationBORBA, Marcel dos Santos. Entre leigos e franciscanos: da escola paroquial a escolas reunidas, Vila São Pedro, distrito de Dourados – MT/MS (1957-1979). 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1636-
dc.description.abstractThis research contributes to the expansion of knowledge in the field about History of Education in Mato Grosso and Mato Grosso do Sul. It’s intended to present the educational context based on concepts of space and place, as well as the operating characteristics of the Reunida São Pedro School, settled in the old Nucleus Colonial of Dourados, in the municipality of Dourados (MS). It is inserted in more specific terms in the History of Educational Institutions and also intends to portray the role of the Franciscans in the process of organizing of the Reunida São Pedro School. The general objective of this research was to analyze the participation of Franciscan friars in the creation and operation of this institution, from 1968 to 1979, from the context of formation of Vila São Pedro, district of Dourados, and the process of institutionalization of rural primary education in the south of Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. The historical analysis of the proposed theme contemplates considerations about the social agents that participated in the educational expansion and the movement of the Franciscan Order in that region, as well as the most significant aspects of this institution. The theoretical reference had as contribution of the Cultural History developed by Chartier (1982), Certeau (1982) and Le Goff (1990; 2011). The methodology was guided by documentary, biographical and iconographic studies about the object, with emphasis on the records about this institution in the parochial field. In the midst of the challenges presented during the investigative process, it is remarkable that they are not solved by the accumulation or informative juxtaposition of memories and archives, but by the interpellation of becoming concerning temporal and sociocultural space, the main product of the relationships between structures, circumstances, agents, cultures, values, interests, motivations, rationalities, life narratives that characterized and substantiated the educational process.en
dc.description.resumoEsta pesquisa contribui para ampliação do conhecimento no campo da História da Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Pretende-se apresentar o contexto educacional e as características de funcionamento da Escolas Reunidas São Pedro, assentada no antigo Núcleo Colonial de Dourados, município de Dourados (MS). Insere-se, em termos mais específicos, no âmbito da História das Instituições Educacionais e tem igualmente a intenção de retratar o papel dos franciscanos no processo de organização da Escola Reunida São Pedro. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a participação dos freis franciscanos na criação e funcionamento da referida instituição, no período de 1968 a 1979, a partir do contexto de formação da Vila São Pedro, distrito de Dourados, e do processo de institucionalização da instrução pública primária rural no sul do Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. A análise histórica da temática proposta contempla considerações sobre os agentes sociais que participaram da expansão educacional e o movimento da Ordem Franciscana na região, bem como os aspectos mais significativos da referida instituição. O referencial teórico teve como aporte da História Cultural desenvolvida por Chartier (1982), Certeau (1982) e Le Goff (1990; 2011). A metodologia foi norteada por estudos documentais, biográficos e iconográficos acerca do objeto, com destaque para os registros sobre essa instituição no terreno paroquial. Em meio aos desafios apresentados no decorrer do processo investigativo, destaca-se, pois não se resolvem pela acumulação ou justaposição informativa de memórias e arquivos, mas sim pela interpelação do devir concernente ao espaço temporal e sociocultural, principal produto das relações entre estruturas, circunstâncias, agentes, culturas, valores, interesses, motivações, racionalidades, narrativas de vida que caracterizaram e substantivaram o processo educacional. A Escola Reunida São Pedro surge como escola paroquial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-06T18:33:01Z No. of bitstreams: 1 MarceldosSantosBorba.pdf: 2348093 bytes, checksum: de0a3366a0b887a3ec16f13a3abcb107 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-06T18:33:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarceldosSantosBorba.pdf: 2348093 bytes, checksum: de0a3366a0b887a3ec16f13a3abcb107 (MD5) Previous issue date: 2019-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectFranciscanospt_BR
dc.subjectFranciscansen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEntre leigos e franciscanos: da escola paroquial a escolas reunidas, Vila São Pedro, distrito de Dourados – MT/MS (1957-1979)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarceldosSantosBorba.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.