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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/164
Tipo: | Dissertação |
Título: | Corpos deslizantes, corpos desviantes: a prática do skate e suas representações no espaço urbano: (1972-1989) |
Autor(es): | Brandão, Leonardo |
Primeiro Orientador: | Souza, João Carlos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leite, Eudes Fernando |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Marcos |
Resumo: | Esta dissertação teve por objetivo discutir a prática do skate de rua (streetskate) através de suas representações no espaço urbano. Partindo da análise de um vídeo-documentário norte-americano, intitulado “Dogtown and Z-Boys: Onde Tudo Começou”, desenvolveu-se uma série de questões pertinentes à corporeidade, à apropriação dos espaços urbanos e aos processos de identificação juvenis. Trata-se de uma pesquisa sobre a história do tempo presente, que atina para um período de transformações compreendido entre as décadas de 70 e 80 do século passado, caracterizado aqui como o da pós-modernidade. Após analisar o início do desenvolvimento do skate nos Estados Unidos, partiu-se para uma discussão dessa prática em território nacional, utilizando-se para tanto uma série de revistas, cartas, depoimentos e fotografias de skate. A associação entre esta atividade e a contracultura, assim como com o movimento do punk-rock e as artimanhas da indústria cultural, mostraram-se profícuas para melhor qualificar essas representações e apropriações do espaço urbano. |
Abstract: | This work had for objective to argue the practical of skate of street (streetskating) through its representations in the urban space. Leaving of the analysis of a North American video set of documents, intitled "Dogtown and Z-Boys: Where Everything Started ", a series of pertinent questions to the body, the appropriation of the urban spaces and to the youthful processes of identification was developed. One is about a research on the history of the present time, that hits upon for a period of transformations understood enters the decades of 70 and 80 of the passed century, characterized here as of after-modernity. After to characterize the beginning of the development of skate in the United States, was broken for the analysis of this practical in national territory, using itself for in such a way a series of magazines, letters, depositions and photographs of skate. The association between this activity and the contraculture, as well as with movement of the punk-rock and the cunnings of the cultural industry, had revealed good for a context understanding of this practical cultural. |
Palavras-chave: | Skate Skateboards Contracultura Counterculture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em História |
Citação: | BRANDÃO, Leonardo. Corpos deslizantes, corpos desviantes: a prática do skate e suas representações no espaço urbano: (1972-1989). 2007. 143 p. Dissertação (Mestrado em História)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/164 |
Data do documento: | 29-Jan-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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