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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Corpos deslizantes, corpos desviantes: a prática do skate e suas representações no espaço urbano: (1972-1989)
metadata.dc.creator: Brandão, Leonardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, João Carlos de
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Eudes Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Marcos
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação teve por objetivo discutir a prática do skate de rua (streetskate) através de suas representações no espaço urbano. Partindo da análise de um vídeo-documentário norte-americano, intitulado “Dogtown and Z-Boys: Onde Tudo Começou”, desenvolveu-se uma série de questões pertinentes à corporeidade, à apropriação dos espaços urbanos e aos processos de identificação juvenis. Trata-se de uma pesquisa sobre a história do tempo presente, que atina para um período de transformações compreendido entre as décadas de 70 e 80 do século passado, caracterizado aqui como o da pós-modernidade. Após analisar o início do desenvolvimento do skate nos Estados Unidos, partiu-se para uma discussão dessa prática em território nacional, utilizando-se para tanto uma série de revistas, cartas, depoimentos e fotografias de skate. A associação entre esta atividade e a contracultura, assim como com o movimento do punk-rock e as artimanhas da indústria cultural, mostraram-se profícuas para melhor qualificar essas representações e apropriações do espaço urbano.
Abstract: This work had for objective to argue the practical of skate of street (streetskating) through its representations in the urban space. Leaving of the analysis of a North American video set of documents, intitled "Dogtown and Z-Boys: Where Everything Started ", a series of pertinent questions to the body, the appropriation of the urban spaces and to the youthful processes of identification was developed. One is about a research on the history of the present time, that hits upon for a period of transformations understood enters the decades of 70 and 80 of the passed century, characterized here as of after-modernity. After to characterize the beginning of the development of skate in the United States, was broken for the analysis of this practical in national territory, using itself for in such a way a series of magazines, letters, depositions and photographs of skate. The association between this activity and the contraculture, as well as with movement of the punk-rock and the cunnings of the cultural industry, had revealed good for a context understanding of this practical cultural.
Keywords: Skate
Skateboards
Contracultura
Counterculture
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em História
Citation: BRANDÃO, Leonardo. Corpos deslizantes, corpos desviantes: a prática do skate e suas representações no espaço urbano: (1972-1989). 2007. 143 p. Dissertação (Mestrado em História)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/164
Issue Date: 29-Jan-2007
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