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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Gamificação em uma academia de ginástica: análise de compreensão e aceitação
Autor(es): Kawasoko, Álvaro Nobuyoshi
Primeiro Orientador: Dutra, Fábio Mascarenhas
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Narciso Bastos
metadata.dc.contributor.referee2: Viana, José Jair Soares
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso realizado em uma academia de ginástica localizado na área central de Dourados-MS, com o intuito de avaliar a possibilidade de utilizar uma abordagem com base nos estudos sobre gamificação para criar soluções ao problema da alta rotatividade de clientes observada pelo segmento. A analise foi realizada no período de novembro de 2018 e o universo da amostra foram 106 alunos de ambos os sexos que já frequentam a academia em questão. Foi realizado uma entrevista com o proprietário da academia para melhor compreensão da problemática e dos dados analisados. A pesquisa se deu de forma descritiva e exploratória e gerou resultados satisfatórios quanto a possibilidade de aplicar uma abordagem gamificada para fins de fidelização e engajamento dos alunos. A pesquisa contou inicialmente com levantamentos bibliográficos, com base em materiais já publicados, artigos científicos, livros e plataformas digitais.
Abstract: The term gamificação derives from the English gamification and until the present moment has no literal translation in Portuguese. It originates in the studies on electronic games focusing on the strong influence it exerts on human behavior. It has been widely disseminated in the organizational environment as a method of obtaining competitive advantage based on its platform that contains elements such as competitiveness, code of conduct, goals and objectives very similar to the modus operandi of commerce. This work is a case study carried out in a gym located in the city of Dourados-MS, in order to evaluate the possibility of using an approach based on the studies on gamification to create solutions to the problem of the high turnover of clients observed by the segment. The research follows the quantitativequalitative model and initially counted on bibliographical surveys, based on already published materials, scientific articles, books, digital platforms and also an interview was conducted with the owner of the academy to better understand the environment and the problem. The data collection was performed in the period of November 2018 and the sample counted 106 students of both sexes who already attend the academy focus of the study. The analysis was descriptive and exploratory and generated favorable results regarding the possibility of applying a gamified approach for the purpose of student loyalty and engagement.
Palavras-chave: Gamificação
Gamification
Fidelização do cliente
Customer loyalty
Academias de musculação
Physical fitness centers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: KAWASOKO, Álvaro Nobuyoshi. Gamificação em uma academia de ginástica: análise de compreensão e aceitação. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1675
Data do documento: 5-Dez-2018
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