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Tipo: Dissertação
Título: O Gênero artigo de opinião na Olimpíada de Língua Portuguesa: do objeto de saber ao objeto ensinado
Título(s) alternativo(s): The genre ‘opinion article’ in the Portuguese Language Olympics: from ‘object of knowledge’ to ‘taught object’
Autor(es): Meneguini, Bianca Estefani
Primeiro Orientador: Barbosa, Edilaine Buin
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cordeiro, Glaís Sales
metadata.dc.contributor.referee1: Bueno, Luzia
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Adair Vieira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as capacidades de linguagem que foram prescritas a serem ensinadas sobre o gênero artigo de opinião no caderno do professor Pontos de vista da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) e efetivamente ensinadas na prática de ensino docente em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Dourados/MS. Partindo dessa premissa e apoiando-nos na epistemologia do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008), na engenharia de Didática de Línguas da Universidade de Genebra e nos fundamentos para o processo de ensino aprendizagem dos gêneros de textos (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004, 2009; ROJO; CORDEIRO, 2004; SCHNEUWLY; CORDEIRO, 2004, CORDEIRO; SCHNEUWLY, 2007; CORDEIRO, 2015; CORDEIRO; BARROS; GONÇALVES, 2017), foi elaborado o projeto de pesquisa que resultou nesta dissertação. Seus objetivos específicos foram: 1) analisar as capacidades de linguagem do gênero artigo de opinião propostas para o ensino-aprendizagem na sequência didática do caderno do professor Pontos de Vista da Olimpíada de Língua Portuguesa 2) analisar as capacidades de linguagem acionadas na ação didática docente para ensino do gênero artigo de opinião, a partir do uso do referido material. Tal percurso esteve pautado na tradição epistemológica qualitativa-interpretativista (MOITA LOPES, 1994), sendo desenvolvida no campo de Linguística Aplicada (RAJAGOPALAN, 2003; MOITA LOPES, 1994; CANÇADO, 1994) que se caracterizou pela filmagem do agir didático sobre o ensino do gênero na escola e a gravação de uma entrevista com a docente. As análises nos permitiram compreender o processo de desdobramento do artigo de opinião em tornar-se objeto ensinado na escola, em função do desenvolvimento das capacidades de linguagem suscitadas para ensinoaprendizagem do gênero. Nossos resultados apontam que dentre as capacidades de linguagem propostas para serem ensinadas sobre o gênero, no caderno da OLP é utilizado, em maior predomínio, a capacidade de ação em detrimento de outras capacidades de linguagem, a ser interpretado e (re)configurado na ação didática docente. No entanto, essas, por sua vez, não são as mesmas quando se observa a prática didática docente de ensino do objeto em sala de aula. Em situações de análise das sequências de aulas ministradas, por exemplo, a professora colaboradora da pesquisa replica a proposição do ensino das capacidades de linguagem sobre o gênero propostas pelo caderno da OLP, mas, em vários momentos, transforma e subverte o ensino das capacidades de ação para o desenvolvimento das capacidades discursivas dos aprendizes, a fim de adaptar-se às competências e às dificuldades de aprendizagem dos alunos nela engajados, construindo, assim, seu próprio projeto autoral de ensino sobre o gênero na escola.
Abstract: The objective of this study is to analyze the language skills required in the appropriation of the teaching object ‘opinion article’, applied on teaching of this subject to a 12th grade class from a public school (state) in Dourados – MS – Brazil. This will be made stemming from the teacher’s notebook of the didactic material Pontos de vista, provided by the Olimpíadas da Língua Portuguesa (OLP – Portuguese Language Olympics). With this in mind, and based on the epistemology of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 2006, 2008), on the Engineering of Language Didactics from the University of Geneva and on the foundations of the process of teaching-learning of this genre of text (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004, 2009; ROJO; CORDEIRO, 2004; SCHNEUWLY; CORDEIRO, 2004; CORDEIRO; SCHNEUWLY 2007; CORDEIRO, 2015; BARROS; CORDEIRO, BARROS; GONÇALVES, 2017), we elaborated our research project that resulted in this dissertation. Our specific objectives were: 1) to analyze the language abilities mobilized in the activities of the didactic sequence of the OLP teacher’s notebook, towards the teaching-learning process of the genre ‘opinion article’; 2) to analyze the activated language skills prescribed in the OLP material, that were implemented in the pedagogical practice of the teacher while giving lessons about the aforementioned genre. Such path was based on the qualitative-interpretativist epistemological tradition (MOITA LOPES, 1994) that was developed in the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 1994; CANÇADO, 1994; ERICKSON 1981). Our research was characterized by filming the classes on the genre during the OLP event at the elected school, and recording an interview with the teacher, post mediation. This allowed us to understand how the genres are (re)configured and produce responsive actions on the language abilities required for the teaching-learning process of this genre at school. Our results show that the genre ‘opinion article’ in the OLP Teacher’s Notebook is used – in this specific context – as an object of teaching-learning to be interpreted and (re)configured in the didactic action by the teacher. In some of the analyzed episodes the participant teacher replicates the prescription about the genre contained in the material, but, at various moments, she transforms and subverts the proposed didactic actions, constructing her own project of teaching.
Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa
Habilidade linguística
Language Skills
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: MENEGUINI, Bianca Estefani. O Gênero artigo de opinião na Olimpíada de Língua Portuguesa: do objeto de saber ao objeto ensinado. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1817
Data do documento: 27-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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