Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1842
Tipo: Trabalho de Conclusão de Especialização
Título: O Ato de ler e contar histórias para crianças: o professor trabalhando na formação do leitor na escola
Autor(es): Silva, Andréia Porto da
Primeiro Orientador: Nogueira, Rosemeire Messa de Souza
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre ato de ler e contar histórias para crianças, analisando o papel do professor na formação do leitor na escola. O artigo foi escrito a partir da realização de uma pesquisa composta por estudo bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa de campo é composta da aplicação de um questionário para uma contadora de histórias que trabalha em uma Universidade em Dourados e duas professoras da disciplina de Língua Portuguesa de uma escola Estadual de Fátima do Sul, esse questionário foi complementado com uma entrevista com uma das professoras. No desenvolvimento do artigo mostramos as leituras realizadas e as experiências das professoras e da contadora de histórias. Nas Considerações Finais mostrou-se que o professor pode atuar na formação do leitor na escola, sendo um contador e um leitor de histórias para as crianças que utiliza do encantamento possibilitado pelas histórias presentes em livros, nas histórias populares e até na vida das pessoas.
Abstract: This paper aims to reflect on the act of reading and storytelling for children, analyzing the teacher's role in shaping the reader at school. The article was written from the completion of a study made from bibliographic and field research. The field research consists of a questionnaire applied to a storyteller, who works at an University in Dourados, and to two teachers of Portuguese Language of a Estadual school from Fatima do Sul; this questionnaire was complemented with an interview with one of the teachers. In developing the paper we show the readings taken and the experiences of the teachers and the storyteller. In Final Considerations we show that the teacher can participate in the shaping of the reader in school by being a reader and a storyteller for children, using an enchantment made possible by the stories found in books, in popular tales and even in people's lives.
Palavras-chave: Formação do leitor
Professores
Teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: SILVA, Andréia Porto da. O Ato de ler e contar histórias para crianças: o professor trabalhando na formação do leitor na escola. 2014. -- f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1842
Data do documento: 5-Fev-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreiaPortoSilva.pdf296,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.