Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1862
Tipo: Trabalho de Conclusão de Especialização
Título: A Escolarização do negro na Primeira República
Autor(es): Soares, Hellen Cerqueira
Primeiro Orientador: Santos, Maria de Lourdes dos
Resumo: O artigo ora apresentado faz parte de um estudo que visou discutir a respeito da história da educação dos negros na época da primeira república. A escravidão prejudicou a educação dos negros no Brasil e que traz prejuízos até os dias atuais, sendo necessárias políticas compensatórias como a de cotas, por exemplo, para suprir essa carência. Visou contemplar os seguintes objetivos: analisar e refletir sobre a educação do negro na Primeira República; bem como determinar como se dava está educação, evidenciando a desigualdade na oferta de educação formal para o branco e para o negro. Por meio de pesquisas bibliográficas buscou trazer dados e discussões a respeito de como foi à educação dos negros. Para tanto, foram realizadas leituras e discussão a partir de autores que pesquisam a respeito da temática, entre os quais França e Leite (2011), Garcia (2010), Muller (2008), Basbaum (1976), entre outros pesquisadores da temática.
Abstract: El artículo presentado es parte de un estudio que tuvo como objetivo discutir la historia de la educación de los negros en el momento de la Primera República. El foco está en la afirmación de que la esclavitud daño a la educación de los negros en Brasil y traer pérdidas hasta la actualidad, siendo necesarias políticas compensatorias como contingentes, por ejemplo, a la fuente que quiere. Dirigido a los siguientes objetivos: analizar y reflexionar sobre la educación del negro en la primera República; así como determinar cómo colgado de educación. demostrando la desigualdad en la provisión de educación formal para blanco y negro. Através de búsquedas bibliográficas intentó traer datos y discusiones acerca de cómo a la educación de los negros. Para ello, las lecturas y la discusión de los autores que la investigación sobre el tema, entre ellos França y Leite (2011), Garcia (2010), Muller (2008), Basbaum (1976), entre otros investigadores del tema.
Palavras-chave: Brasil - História - República Velha, 1889-1930
Educação
Education
Negros
Blacks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: SOARES, Hellen Cerqueira. A Escolarização do negro na Primeira República. 2014. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1862
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HellenCerqueiraSoares.pdf270,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.