Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1863
Tipo: Trabalho de Conclusão de Especialização
Título: A Educação infantil no Brasil: a construção da identidade do professor
Autor(es): Maldonado, Débora de Andrade
Primeiro Orientador: Moreira, Kênia Hilda
Resumo: O presente texto objetiva compreender a história da Educação Infantil no Brasil e refletir sobre a construção da identidade do professor dessa etapa da educação Básica. A reflexão apresentada se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente fizemos um balanço de produções no Banco de Teses e Dissertações da CAPES acerca da identidade de professores da Educação Infantil. O trabalho de investigação principiado pelo descritor, História da Educação Maternal resultou na união de 17 artigos que permitiu fazer um levantamento de três reflexões que compõe o presente texto: 1 Conceituando criança e infância; 2 A instituição de educação infantil; e 3 O professor da Educação Infantil. Concluímos ser fundamental fazer uma reflexão sobre a identidade do professor da educação infantil numa perspectiva histórica, pois a história compreende o homem como sujeito que transforma a natureza e produz a si mesmo. Por meio dessa investigação histórica foi possível entender porque na atualidade muitos professores da Educação Infantil vivem uma crise de identidade ser professor ou cuidador?
Abstract: This text aims to understand the history of early childhood education in Brazil and reflect on the construction of the identity of the teacher in this stage of basic education. Reflection presented is characterized by a bibliographical research. Initially we had a balance of productions in the Theses and Dissertations of the CAPES on the identity of teachers of early childhood education. The research work had begun by the descriptor, history of Maternal Education resulted in the Union of 17 articles that allowed them a survey of three reflections that composes this text: 1 Conceptualizing child and childhood; 2 the institution of early childhood education; and 3 the professor of early childhood education. We conclude it is essential to make a reflection about the identity of professor of early childhood education in a historical perspective, because the story comprises the man as subject that transforms nature and produces himself. Through this historical research it was possible to understand why today many teachers of early childhood education live an identity crisis being a teacher or caregiver?
Palavras-chave: Educação infantil
Early childhood education
Professores
Teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: MALDONADO, Débora de Andrade. A Educação infantil no Brasil: a construção da identidade do professor. 2014. 16 f. Trabalho de Conclusão (Especialização em Formação de Profissionais na Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1863
Data do documento: 6-Fev-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Profissionais da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeboraAndradeMaldonado.pdf233,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.