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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental e atuação das ONGs: uma análise das ações da ECOA em Mato Grosso do Sul
Autor(es): Silva, Maria Riveliza da
Primeiro Orientador: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee1: Moretti, Edvaldo Cesar
metadata.dc.contributor.referee2: Banducci Junior, Alvaro
Resumo: Neste trabalho, partimos do entendimento de que a reflexão em torno da Educação Ambiental insere-se num campo mais amplo de questões que envolvem as concepções de natureza e meio ambiente vigentes, bem como os sentidos da crise ambiental e sua relação com os paradigmas do conhecimento. A partir deste entendimento, procuramos discutir o papel das Organizações Não-Governamentais (ONGs) no desenvolvimento da Educação Ambiental tendo como foco a ONG Ecologia e Ação (ECOA) e suas ações em Mato Grosso do Sul. Com base em levantamento documental e realização de entrevistas com membros e fundadores da ECOA procuramos analisar os objetivos, características e principais questões que envolvem as ações desenvolvidas pela ECOA no que diz respeito à Educação Ambiental. Neste sentido, identificamos, dentre os projetos desenvolvidos pela ECOA, o Projeto Criança das Águas que busca, através de uma Educação Ambiental crítica, proporcionar reflexões e ferramentas visando melhores condições de trabalho para os ribeirinhos das comunidades atendidas e assim oferecer uma melhor qualidade de vida para essas famílias. Com base na análise das ações desenvolvidas pela ECOA e, principalmente, no Projeto Criança das Águas, entendemos que essa ONG realiza um trabalho de Educação Ambiental que não se limita a ações comportamentalistas e individuais. A perspectiva socioambiental é base de suas ações na medida em que seus projetos de Educação Ambiental partem do princípio de que o homem não é externo à natureza, mas que interagem e formam um só meio. Portanto, uma visão socioambiental e de Educação Ambiental que enxerga o meio ambiente como um todo e não o fragmentando e separando-o.
Abstract: In this work, we start from the understanding that the debate on environmental education is part of a broader field of issues surrounding the concepts of nature and environmental regulations, as well as the sense of environmental crisis and its relation to the knowledge paradigms. From this understanding, we discuss the role of Non-Governmental Organizations (NGOs) in development of environmental education with a focus on NGO Ecology and Action (ECOA) and its actions in Mato Grosso do Sul. Based on archival work and conducting interviews with members and founders of the ECOA tried to analyze the objectives, main features and issues surrounding the actions taken by the ECOA with respect to Environmental Education. In this sense, identify, among the projects developed by the ECOA, the Child of Waters Project that seeks, through Environmental Education critical thinking and tools to provide better working conditions for the riparian communities served and thus offer a better quality of life for these families. Based on the analysis of the actions developed by the ECOA and, especially, in the Project Child Waters, we understand that this NGO performs work that Environmental Education is not limited to behavioral and individual actions. Environmental perspective is the basis of their actions to the extent that their environmental education projects assume that man is not external to nature, but they interact and form a single medium. Therefore, a vision of social, environmental and environmental education that sees the environment as a whole issue, not separating it and fragmenting it.
Palavras-chave: Educação ambiental
Environmental education
Preservação ambiental
Environmental protection
Desenvolvimento sustentável
Sustainable development
Organizações não-governamentais
Non-governmental organizations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: SILVA, Maria Riveliza da. Educação ambiental e atuação das ONGs: uma análise das ações da ECOA em Mato Grosso do Sul. 2012. 169 p. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/191
Data do documento: 25-Abr-2012
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