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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Filipe Bittencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838052064638965pt_BR
dc.creatorMello, Laisa Aparecida Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954604120255751pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-22T19:58:07Z-
dc.date.available2019-10-22T19:58:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMELLO, Laisa Aparecida Ferreira. Estudo de caso do projeto de restauração da rodovia MS 157: perímetro urbano de Itaporã-MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1959-
dc.description.abstractPaving is extremely important for locomotion of the population, in a country like Brazil that carries 68% of its cargo and 97% of its population by roads, it is urgent to improve the system, not only for those who carry out transportation activities, but also for all sectors of the economy and society in general. In this context, the present research had as objective to present a case study of the asphalt reconstruction project of the stretch MS 157 from the embankment to the pavement, showing its importance for the expected performance of the pavement. The results showed that the soil type in which the old pavement was built was in a critical state, with low resistance and unstable material due to the great presence of water in the subgrade. Finally, the flexible pavement was the model of pavement adopted for presenting lower cost compared to the rigid pavement, being also essential the drainage pipes and deep drain.en
dc.description.resumoA pavimentação tem extrema importância para a locomoção da população, em um país como o Brasil que transporta 68% de sua carga e 97% da sua população por estradas, faz se urgente a melhoria do sistema, não só para quem realiza atividades de transporte, mas também para todos os setores da economia e sociedade em geral. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo apresentar um estudo de caso do projeto de reconstrução asfáltica do trecho MS 157 desde a terraplenagem à pavimentação, mostrando sua importância para o desempenho esperado do pavimento. Os resultados obtidos mostraram que o tipo de solo em que o antigo pavimento foi construído, encontravase em estado crítico, com material de baixa resistência e instável, devido à grande presença de água no subleito. Por fim, o pavimento flexível foi o modelo de pavimento adotado por apresentar menor custo comparado com o pavimento rígido, sendo também essencial as tubulações de drenagem e dreno profundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-22T19:58:07Z No. of bitstreams: 1 LaisaAparecidadeFerreiraMello.pdf: 1524783 bytes, checksum: 790570264959007a49ffda9fdcab57d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-22T19:58:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LaisaAparecidadeFerreiraMello.pdf: 1524783 bytes, checksum: 790570264959007a49ffda9fdcab57d6 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectPavementsen
dc.subjectPavimentação - estruturapt_BR
dc.subjectReconstrução asfálticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleEstudo de caso do projeto de restauração da rodovia MS 157: perímetro urbano de Itaporã-MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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