Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Colman, Tiago André Denck-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9705616806595216pt_BR
dc.creatorVilalba, Leonel Bruno Portilho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982805038412544pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T18:21:57Z-
dc.date.available2019-11-19T18:21:57Z-
dc.date.issued2018-10-24-
dc.identifier.citationVILALBA, Leonel Bruno Portilho. Uma Proposta de ensino contextualizado através da fabricação do sabão como tema gerador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2149-
dc.description.abstractChemical knowledge is extremely fundamental to understand the physical and chemical processes that surround our daily life, to make an option for a quality life, to promote and follow the technological development. However, the construction of critical thinking resulting from meaningful learning has been a challenge for chemistry educators across the country. Studies point to the contextualization of chemical contents as a resource to promote an interrelation between school knowledge and facts / situations present in students' daily life, imparting meaning to school contents, causing students to learn meaningfully. In this perspective, this research was carried out in order to corroborate with the teaching of chemistry and with the general objective of proposing a didactic material that presented a contextualized way of working some fundamental concepts and contents of Chemistry, of soaps and detergents. In order to support and justify the choice of the contextualization approach and the preparation of the didactic material, a research was carried out on the Teaching of Chemistry in the public network and the relation of this with the contexts inherent to the reality of the students. It was verified that the current Chemistry Teaching in the public network is traditional and decontextualized. The results of this research point to the need for changes in the way chemical contents should be taught. The second part of the research consisted precisely in the elaboration of the Didactic Teaching Unit, in order to promote the significant learning of chemical knowledge from the theme of soap and detergent manufacture. Thus, it is hoped that we have contributed to the improvement of Chemistry Teaching, and that this is just the beginning of a great journey.en
dc.description.resumoO conhecimento químico é extremamente fundamental para compreensão de processos físicos e químicos que cercam o nosso cotidiano, para fazer opção por uma vida com qualidade, promover e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Entretanto, a construção de um pensamento crítico fruto de uma aprendizagem significativa, tem sido um desafio para educadores em química de todo o país. Estudos apontam para a contextualização dos conteúdos químicos como recurso para promover uma inter-relação entre conhecimentos escolares e fatos/situações presentes no cotidiano dos alunos, imprimindo significado aos conteúdos escolares, fazendo com que os alunos aprendam de forma significativa. Nessa perspectiva, esta pesquisa foi realizada no sentido de corroborar com o ensino de química e com o objetivo geral de propor um material didático que apresentasse uma forma contextualizada de trabalhar alguns conceitos e conteúdos fundamentais da Química, tendo como tema gerador de ensino aprendizagem a fabricação dos sabões e detergentes. Com o fim de respaldar e justificar a escolha do enfoque contextualização e a elaboração do material didático realizou-se uma pesquisa sobre o Ensino de Química na rede pública e a relação deste com os contextos inerentes à realidade dos alunos. Constatou-se que o Ensino de Química atual na rede pública é tradicional e descontextualizado. Os resultados desta pesquisa acenam para a necessidade de mudanças na forma como devem ser ensinados os conteúdos químicos. A segunda parte da pesquisa consistiu justamente na elaboração da Unidade Didática de Ensino, com o fim de promover a aprendizagem significativa de conhecimentos químicos a partir do tema fabricação de sabões e detergentes. Assim, espera-se que tenhamos contribuído para a melhoria do Ensino de Química, e que esse seja apenas um começo de uma grande jornada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-19T18:21:57Z No. of bitstreams: 1 LeonelBrunoPortilhoVilalba.pdf: 898183 bytes, checksum: 6ff182afe532e2a4e3be63ab14a4715d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-19T18:21:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeonelBrunoPortilhoVilalba.pdf: 898183 bytes, checksum: 6ff182afe532e2a4e3be63ab14a4715d (MD5) Previous issue date: 2018-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingen
dc.subjectSabãopt_BR
dc.subjectSoapen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleUma Proposta de ensino contextualizado através da fabricação do sabão como tema geradorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeonelBrunoPortilhoVilalba.pdf877,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.