Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2178
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de modelo de gerenciamento de projetos em empresas juniores do estado do Mato Grosso do Sul
Autor(es): Pacheco, Juliana de Barros
Primeiro Orientador: Menegazzo, Mariana Lara
metadata.dc.contributor.referee1: Raupp, Fabiana
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vinícius Carrijo dos
Resumo: A complexidade e incertezas que constituem o gerenciamento de projetos, como também os diferentes guias, trazem à tona a importância do planejamento e controle da execução para gerenciar um projeto. Entender a forma de gerenciamento em Empresas Juniores (EJ) de diferentes cursos possibilita desenvolver uma visão sistemática e concepções quanto às formas de adaptação dos métodos e guias existentes. O objetivo geral deste trabalho foi identificar a forma de gerenciamento de projetos dessas EJs, especificamente o escopo, tempo e recursos humanos. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, para analisar e determinar meios de aplicação, o estudo de caso, levantamento das EJs federadas, entrevista, aplicação de questionário e análise de dados. Através disso, obteve-se um guia das práticas mais populares entre as empresas, em que a maioria dos processos de gerenciamento realizados, mesmo daquelas que ainda não possuem um guia definido, são identificados no PMBoK® como as melhores práticas, além de indicação de ferramentas, técnicas e métodos para auxiliar no gerenciamento de projetos mais ágeis. Foi identificado que no cotidiano de muitas EJs não se segue de maneira precisa uma metodologia, que é complementada com ferramentas online para agilizar os processos, mostrando a integração dos guias clássicos com ferramentas atuais para atingir o resultado esperado pelas partes interessadas e garantir o sucesso do projeto.
Abstract: The complexity and uncertainties that constitute the management of projects, as well as the different guides, bring to the fore the importance of planning and controlling the execution of then. Understanding the way of management in Junior Enterprise (JE) of different courses makes it possible to develop a systematic view and conceptions as to the ways of adapting the existing methods and guides. The overall objective of this work is to identify management practices of these JEs projects, specifically the scope, time and human resources. The technical procedures used were: bibliographic research, analysis and determination of means of application, case study, survey of the federated JEs, interview, application of questionnaire and data analysis. Through these procedures, a guide of the most popular practices among companies was obtained, in which most of the management processes carried out, even those that do not yet have a defined guide, are identified in the PMBoK® as the best practices, as well as indication of tools, techniques and methods to assist in the management of more efficient projects.
Palavras-chave: Gestão de projetos
Project management
Empresa júnior
Junior enterprise
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: PACHECO, Juliana de Barros. Proposta de modelo de gerenciamento de projetos em empresas juniores do estado do Mato Grosso do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2178
Data do documento: 23-Nov-2018
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianadeBarrosPacheco.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.