Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.creatorFernandes, Anedmafer Mattos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166967010337087pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T19:18:58Z-
dc.date.available2019-11-22T19:18:58Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.citationFERNANDES, Anedmafer Mattos. Outras imaginações espaciais: experimentações e derivas entre sons e imagens no ensino de geografia. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2187-
dc.description.abstractReflecting on space through other images and thoughts, beyond those already institutionalized by the official discourse of geography and its teaching, results from the need of drawning lines of escape from the arborescent structure of thought, that is, to put the thought into constant movement. We believe that the teaching of geography should seek in experimentation the opportunities allow the construction of this perspective. In this sense, this work tries to problematize about space as a fundamental concept of the scientific discourse of geography in front of the cultural elements experienced by the Guarani. From the musical manifestations of these indigenous groups, we seek with our students to draw a new cartography to discuss the possibility of space being imagined as the dimension of the multiplicity of trajectories.en
dc.description.resumoRefletir sobre espaço por outras imagens e pensamentos, para além daquelas já instituídas pelo discurso oficial da geografia e seu ensino, decorre da necessidade de traçarmos linhas de fuga da estrutura arborescente do pensamento, ou seja, de colocar o pensamento em movimento constante. Acreditamos que o ensino de geografia deva buscar na experimentação as oportunidades permitam a construção dessa perspectiva. Neste sentido, esse trabalho procura problematizar acerca do espaço enquanto conceito fundamental do discurso científico da geografia diante dos elementos culturais vivenciados pelos Guarani. A partir das manifestações musicais desses grupos indígenas, buscamos com nossos alunos, traçar uma nova cartografia para discutirmos a possibilidade de o espaço ser imaginado como a dimensão da multiplicidade de trajetórias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-22T19:18:58Z No. of bitstreams: 1 AnedmaferMattosFernandes.pdf: 4440732 bytes, checksum: 96e785f611de1cd95171a7f07dec930d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T19:18:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnedmaferMattosFernandes.pdf: 4440732 bytes, checksum: 96e785f611de1cd95171a7f07dec930d (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerritorialidade humanapt_BR
dc.subjectHuman territorialityen
dc.subjectPovos indígenas - Guaranipt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Guaranien
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONALpt_BR
dc.titleOutras imaginações espaciais: experimentações e derivas entre sons e imagens no ensino de geografiapt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnedmaferMattosFernandes.pdf4,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.