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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tommaselli, Maria Aparecida Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731349173493365pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Filipe Bittencourt-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838052064638965pt_BR
dc.contributor.referee2Altran, Daniele Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224624939865158pt_BR
dc.creatorSilva, Geovana Carla Gatto da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8935243848317296pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T16:49:51Z-
dc.date.available2020-01-24T16:49:51Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, Geovana Carla Gatto da. Estudo experimental do concreto permeável para pavimentação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2332-
dc.description.abstractThe porous paving is a sustainable alternative that allows the rainwater’s infiltration, leading it back to the water table, without it overloading the drainage system, mitigating the urban floods’ highs. This work’s purpose was to study porous concrete destinated to permeable paving’s covering in pedestrian’s traffic’s areas. Two different concretes were made with the variation of the characteristic maximum diameter of the coarse aggregates to identify the influence of itself in the concrete’s physics and mechanical characteristics. In this regard, tests were made, including: apparent dryness specific mass, loopholes rates, constant load permeability and uniaxial compression resistance. According to the results, the relation within the characteristics determinated in the tests and the characteristic maximum diameter was analyzed in the concrete’s trace. It was belived that the characteristic maximum diameter of the coarse aggregate didn’t influence the studied characteristics, but rather the range of particle size variation of the employed aggregate. The trace with more uniform variation presented better results in all characteristics.en
dc.description.resumoO pavimento permeável é um dispositivo que permite a infiltração de águas pluviais, devolvendo-as ao lençol freático sem que sobrecarreguem o sistema de drenagem, atenuando os picos de cheia urbana. O presente trabalho teve por objetivo estudar concretos porosos destinado ao revestimento de pavimentos permeáveis em áreas de tráfego de pedestres. Produziu-se dois concretos diferentes com variação do diâmetro máximo característico dos agregados graúdos para identificar a influência do mesmo em características físicas e mecânicas do concreto. Para isto, foram realizados ensaios de: massa específica aparente seca, índice de vazios, permeabilidade à carga constante e resistência à compressão uniaxial. Acreditou-se que o diâmetro máximo característico do agregado graúdo não influenciou nas características estudadas, mas sim na faixa de variação granulométrica do agregado empregado. O traço com variação mais uniforme apresentou melhores resultados em todas as características.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-01-24T16:49:51Z No. of bitstreams: 1 GeovanaCarlaGattodaSilva.pdf: 952075 bytes, checksum: 6903e5c466b712ea4391dc386c919ab6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-24T16:49:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GeovanaCarlaGattodaSilva.pdf: 952075 bytes, checksum: 6903e5c466b712ea4391dc386c919ab6 (MD5) Previous issue date: 2019-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcreto porosopt_BR
dc.subjectPorous concreteen
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectPavementsen
dc.subjectDrenagempt_BR
dc.subjectDrainageen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOSpt_BR
dc.titleEstudo experimental do concreto permeável para pavimentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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