Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, José Luiz Magalhães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1926893866496560pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, José Messildo Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5188612973174798pt_BR
dc.contributor.referee2Bellemain, Paula Moreira Baltar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264702708331679pt_BR
dc.contributor.referee3Bittar, Marilena-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0836684545511633pt_BR
dc.contributor.referee4Chiari, Aparecida Santana de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3558904305518600pt_BR
dc.creatorSantos, Cintia Melo dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224534008264568pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T18:16:47Z-
dc.date.available2020-02-11T18:16:47Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Cintia Melo dos. Possibilidades e limitações de micropercursos de estudo e pesquisa em geometria: uma experiência de formação continuada com professores da rede pública. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2449-
dc.description.abstractThe main objective of this research it's to investigate micro-PEP development's possibilities through a praxeological study, developed in a mathematics teachers' continuous formation. The formation was fulfilled with a group of twelve teachers acting in basic education, in which we worked with didactic systems intrinsic to the geometric contents' study supported by PEP methodology. All sessions were recorded in audio and video, and later transcribed for data production's analysis. For the PEP's study and development, we seek understandings of the Anthropological Theory of Didactic (TAD), with emphasis on the didactic paradigm question of the world and the levels of codetermination, identifying conditions and restrictions that permeate the pedagogical practices of the teachers participating in the research. When analyzing the didactic systems, we could see that the teachers are dependent on the textbooks and that this resource has directed their pedagogical practices. We also saw how the conditions imposed on their training’s academic are reflected in the way they conduct their practices in the classroom, reproducing a teaching guided by the paradigm visit to the works with reguard to Geometry teaching. In addition, we observed the need of teachers in studying and seeking more information around the concepts covered and how much their praxeologies are in the block to do, with few theoretical and technological justifications. In this scenario, we saw that PEP provoked in teachers a praxeological destabilization of their geometrical knowledge, as the development of each route depends strongly on the subjects involved in the process, emphasizing that the brazilian reality in the development of formations does not allow the permanence of teachers in formations continuous, being a more individual search of each teacher.en
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa é investigar possibilidades do desenvolvimento de micro Percursos de Estudo e Pesquisas (PEP) por meio de um estudo praxeológico, desenvolvido em uma formação continuada de professores de matemática. A formação foi realizada com um grupo de doze professores atuantes na educação básica, no qual trabalhamos com sistemas didáticos intrínsecos aos estudos dos conteúdos geométricos amparados pela metodologia do PEP. Todas as sessões foram gravadas em áudio e vídeo, e, posteriormente, foram transcritas para a análise da produção dos dados. Para o estudo e desenvolvimento do PEP, buscamos compreensões da Teoria Antropológica do Didático (TAD), com ênfase no paradigma didático questionamento do mundo e dos níveis de codeterminação, identificando condições e restrições que permeiam as práticas pedagógicas dos professores participantes da pesquisa. Ao analisar os sistemas didáticos, pudemos perceber que os professores são dependentes dos livros didáticos e que esse recurso tem direcionado as suas práticas pedagógicas. Vimos também o quanto as condições impostas nas suas formações acadêmicas acabam sendo refletidas no modo como conduzem as suas práticas em sala de aula, reproduzindo um ensino direcionado pelo paradigma visita às obras no que diz respeito ao ensino de Geometria. Além disso, observamos a necessidade dos professores em estudar e buscar mais informações em torno dos conceitos abordados e o quanto suas praxeologias estão no bloco fazer, com poucas justificativas teóricas e tecnológicas. Nesse cenário, vimos que o PEP provocou nos professores uma desestabilização praxeológica dos seus conhecimentos geométricos, assim como o desenvolvimento de cada percurso depende fortemente dos sujeitos envolvidos no processo, ressaltando que a realidade brasileira no desenvolvimento de formações não propicia a permanência dos professores em formações continuadas, sendo uma busca mais individual de cada professor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-02-11T18:16:47Z No. of bitstreams: 1 UFMS - CintiaMelodosSantos.pdf: 5313845 bytes, checksum: 4419da2a46dcc5c4ec186b3e64461e49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-11T18:16:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 UFMS - CintiaMelodosSantos.pdf: 5313845 bytes, checksum: 4419da2a46dcc5c4ec186b3e64461e49 (MD5) Previous issue date: 2019-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectGeometryen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titlePossibilidades e limitações de micropercursos de estudo e pesquisa em geometria: uma experiência de formação continuada com professores da rede públicapt_BR
dc.title.alternativePossibilities and limitations of micropercures for study and research in geometry: an experience of continuing education with public school teachersen
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UFMS - CintiaMelodosSantos.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.