Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2500
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os Determinantes da qualidade da educação: uma análise comparativa dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Determinants of quality of education: a comparative analysis of municipalities in the south Mato Grosso do Sul
Autor(es): Santos, Tayná Ferreira dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Pedro Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Leandro Vinícios
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Roselaine Bonfim de
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar os determinantes da qualidade da educação pública no estado de Mato Grosso do Sul (MS). Para esta análise, foram utilizados os dados da Prova Brasil de 2017 e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios do ano de 2017, para assim chegar a uma comparação onde se verifica os municípios com melhores, piores e os maiores municípios do estado sul-mato-grossense. A metodologia usada foram os seguintes bancos citados acima onde se fez uma análise no software Stata com a finalidade de verificar o porcentual das variáveis que melhoram a qualidade da educação e as variáveis que pioram o desenvolvimento educacional, no qual é possível notar que os melhores municípios do IDEB e que também detém as melhores notas na Prova Brasil de Matemática sempre tem as melhores variáveis a seu favor com uma maior porcentagem e os piores sempre possui essas variáveis em um porcentual baixo.
Abstract: The work has as objective to analyse the determinants of the quality of the public education in the state of Mato Grosso do Sul (MS). For this analysis, there were used the data of the 2017 Prova Brasil and the Basic Education Development Index (IDEB) of municipalities for the year 2017, in order to compare the best and the worst performing municipalities. The aforementioned datasets were analysed in the Stata software trying to uncover which variables are associated with better performance. It was possible to notice what the best perfoarming municipalities in the IDEB index were also the best performing at Prova Brasil mathematics test.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Performance - Evaluation
Educação básica
Elementary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SANTOS, Tayná Ferreira dos. Os Determinantes da qualidade da educação: uma análise comparativa dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2500
Data do documento: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaynaFerreiradosSantos.pdf928,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.