Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2521
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Percepção da importância da educação ambiental na formação do profissional contábil: um estudo de caso na UFGD
Título(s) alternativo(s): The Perception of ambiental education importance in training accoounting professionals: a case study at UFGD
Autor(es): Teixeira, Leandro Dias Catellan
Primeiro Orientador: Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Rode, Manfredo
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Fernanda Évilin de Jesus Fortunato
Resumo: O objetivo deste artigo foi identificar a percepção entre os alunos do segundo semestre do ano de 2019 do curso de Ciências Contábeis oferecido pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) a respeito da introdução de disciplinas relacionadas à Contabilidade Ambiental e Meio Ambiente na grade curricular do curso de Ciências Contábeis. A metodologia utilizada, referente ao objetivo proposto, foi, a princípio, realizado através de pesquisa bibliográfica. Utilizou-se também como referência metodológica a abordagem qualitativa exploratória, permitindo, assim, uma análise mais profunda em relação aos fenômenos estudados, com a finalidade de proporcionar uma visão geral acerca de determinado fato. O presente trabalho foi realizado no município de Dourados, especificamente no curso de Ciências Contábeis reconhecido pelo MEC ministrado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituição de ensino superior na cidade de Dourados-MS, tendo como amostra principal os alunos do curso de contabilidade do ano de 2019, dos quais 90 discentes (dos 187 alunos ativos no período) foram questionados a fim de proporcionar a coleta de informações, sendo tratados por meio de estatística descritiva, na sua dimensão quantitativa. No questionário, 92% dos discentes respondentes concordaram com a importância de incluir aspectos ambientais nas demonstrações geradas pelo profissional contábil; 96,6% dos respondentes concordaram que o desenvolvimento de projetos socioambientais por meio do Balanço Social e demais relatórios são importantes para beneficiar o Meio Ambiente e 86,3% que apresentam vantagens em relação a seus concorrentes.
Abstract: The objective of this article was to identify the perception among the second semester students in the year of 2019 of the accounting science course offered by UFGD (Federal University of Grande Dourados) about the introduction of subjects related to environmental accounting and environment at the curriculum of accounting science course. The methodology used, regarding the proposed objective, was, at first, realized through bibliographic research. Also used as methodological reference the exploratory qualitative approach, allowing a deeper analysis related to the studied, with the purpose to provide an overview about the fact. The presente workwas realized in Dourados city, in accounting course aknowledge by MEC ministered by Federal University of Grande Dourados, higher education institution in Dourados city, specifically. Take as main sample the accounting course students in the year of 2019, of which 90 students (out of 187 active in the period) was questioned in order to supply information gathering,being treated by descriptive statistics in its qualitative extent. In the questionnaire, 92% of students respondents agreed with the importance of including environmental aspects in the demonstrations generated by the accounting professional; 96,6% of them agreed that the social and environmental projects developments through Social Balance and other reports are important to improve the enironment and 86,3% that have advantages over their competitors.
Palavras-chave: Educação ambiental
Environmental education
Gestão Ambiental
Environmental Management
Auditoria ambiental
Environmental auditing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: TEIXEIRA, Leandro Dias Catellan. A Percepção da importância da educação ambiental na formação do profissional contábil: um estudo de caso na UFGD. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2521
Data do documento: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeandroDiasCatellanTeixeira.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.