Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2568
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PlagiOA: Objetos de Aprendizagem sobre plágio
Other Titles: PlagiOA: Learning Objects about plagiarism
metadata.dc.creator: Martins, Caio Vinicius
Neves, Danieli Simon
metadata.dc.contributor.advisor1: Odakura, Valguima Victoria Viana Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Carbone, Felipe José
metadata.dc.contributor.referee2: Sacchi, Rodrigo Porfírio da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como intuito apresentar um Objeto de Aprendizagem (OA), denominado PlagiOA, para auxiliar na aprendizagem de conceitos referentes ao plágio. São abordados aspectos relacionados à metodologia utilizada e ferramenta de autoria que contribuíram para facilitar as práticas de desenvolvimento do objeto. Esses recursos associados às características pedagógicas, contribuíram para construção de material de aprendizagem significativo que possa desenvolver o pensamento crítico de discentes relativo ao plágio. Para tanto, foram aplicados questionários antes e depois da aplicação da ferramenta, para avaliar o conhecimento dos alunos e seu discernimento sobre os aspectos que caracterizam o plágio. Foram avaliados o conteúdo, a didática e a usabilidade do OA. O resultado desse trabalho possibilitou a análise do uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, desta forma, as práticas adotadas para implementação do OA e a forma como o conteúdo é organizado afeta diretamente como o indivíduo compreenderá os assuntos abordados.
Abstract: This article aims to present a Learning Object (LO), known as PlagiOA, to help in learning of concepts about plagiarism. Aspects related to the methodology used and authorship tool which help to facilitate the practice of object development are approached. This resources combined with pedagogical features contributed to build of significant learning material which can build up the critical thought of students about plagiarism. Therefore, quizzes were applied before and after of the tool application to evaluate the student knowledge and their discernment about the plagiarism aspects. The LO content, didactic, usability were evaluated. This work result allowed the technologies analysis of teaching-learning process, so the practices adopted to the LO implementation and the way as the concont is organized affect directly like the subject will understand the topics approached.
Keywords: Plágio
Plagiarism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citation: MARTINS, Caio Vinicius; NEVES, Danieli Simon. PlagiOA: Objetos de Aprendizagem sobre plágio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2568
Issue Date: 22-Nov-2019
Appears in Collections:Sistemas de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaioViniciosMartins - DanieliSimonNeves.pdf313,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.