Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sá Junior, Mario Teixeira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2550852907604317pt_BR
dc.contributor.referee1Diallo, Cintia Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944077151726172pt_BR
dc.contributor.referee2Held, Thaisa Maira Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8412666490268718pt_BR
dc.creatorJesus, Julian Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4395047321546506pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T17:44:18Z-
dc.date.available2020-03-11T17:44:18Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationJESUS, J. F. A Implementação e efetivação da Lei n° 11.645/2008 no currículo escolar brasileiro: diálogo com professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) – Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2632-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to analyze the effectiveness of Law No. 11,645, under the opinion of a group of teachers interviewed here. It emphasizes the importance of the study on its implementation and effectiveness in contemporary society, with the purpose of contributing to the efficiency of the law in schools, taking into consideration the Afro-Brazilian and indigenous populations that are inserted in it. Brazilian law encompasses, in this law, the obligation of introducing indigenous and Afro-Brazilian history and culture into Brazilian school curriculum, based on the National Education Guidelines and Bases Law. This research analyzed and discussed about Law No. 11,645 since its creation and implementation, passing through the history of the struggle of the indigenous and Afro-Brazilian movements, which are contemplated in it. The study of the delimited theme was conducted by the method of bibliographic and documentary investigation, presenting as main pillar the decolonial theory, as well as the conduction of a qualitative research that deals with the implementation and effectiveness of the law in the regional scope.en
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é a análise da efetividade da Lei n° 11.645/2008, sob a opinião de um grupo de professores aqui entrevistados. Ressalta a importância do estudo sobre a implementação e efetividade da mesma na sociedade contemporânea, com a finalidade de contribuir para a eficiência da lei nos meios escolares, levando em consideração as populações afro-brasileiras e indígenas que estão inseridas na mesma. A legislação brasileira abarca, nesta lei, a obrigatoriedade da introdução da história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos escolares brasileiros, regidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A presente pesquisa analisou e discorreu sobre a Lei n° 11.645/2008 desde sua criação e implementação, passando pela história da luta dos movimentos indígenas e afro-brasileiro, que nela estão contemplados. O estudo do tema delimitado foi conduzido pelo método de investigação bibliográfica e documental, apresentando como pilar principal a teoria decolonial, assim como a realização de uma pesquisa qualitativa que versa sobre a implementação e efetivação da lei em âmbito regional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-03-11T17:44:18Z No. of bitstreams: 1 JulianFerreiradeJesus.pdf: 1035562 bytes, checksum: 5086e44f143a7480acfc5605ac3c998f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T17:44:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JulianFerreiradeJesus.pdf: 1035562 bytes, checksum: 5086e44f143a7480acfc5605ac3c998f (MD5) Previous issue date: 2019-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectLei n° 11.654/2008pt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectSocial movementsen
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectIndigenous peoplesen
dc.subjectAfrodescendentept_BR
dc.subjectAfro-Brazilianen
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.titleA Implementação e efetivação da Lei n° 11.645/2008 no currículo escolar brasileiro: diálogo com professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianFerreiradeJesus.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.