Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2636
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As Contribuições da interdisciplinaridade para o ensino de ciências no nono ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The Contributions of interdisciplinarity to science education in the 9th year of fundamental education
Las Contribuciones de interdisciplinaridad a la educación en ciencias en el ix año de la educación fundamental
Autor(es): Pussi, Kéthelin Fagundes
Primeiro Orientador: Oliveira, Adriana Marques de
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Aldrin Cleyde da
metadata.dc.contributor.referee2: Olmedo, Alessandra dos Santos
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir as contribuições da Interdisciplinaridade articulada com a perspectiva CTS para o ensino dos conceitos de Ciências do nono ano do ensino fundamental, por meio da aplicação de uma sequência didática interdisciplinar. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública estadual, localizada na cidade de Dourados – MS. A sequência didática interdisciplinar foi dividida em cinco etapas e utilizou como estratégia metodológica de ensino um estudo de caso, o qual foi elaborado com base na temática Esteroides Anabolizantes. A abordagem de pesquisa correspondeu a qualitativa, e baseou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Sendo assim, após a análise dos textos argumentativos, produzidos pelos alunos, foi definida como categoria de análise: “Concepção interdisciplinar dos estudantes acerca da temática Esteroides Anabolizantes”. Tal categoria possibilitou discussões fundamentadas nos dois referenciais teóricos que balizaram este trabalho, sendo eles: a Interdisciplinaridade e a Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS). Os principais resultados apontaram que o estudo de caso facilitou a compreensão dos conceitos abordados e promoveu o envolvimento dos alunos com os conteúdos e as atividades propostas. Além disso, os estudantes conseguiram inter- relacionar os conceitos de Arte, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia e Química com a temática, possibilitando sua compreensão em âmbito social, científico, econômico e ético. Promovendo assim, uma formação cidadã, fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de tomada de decisão frente a uma problemática social, cumprindo os principais objetivos propostos pelos documentos oficiais da educação para o ensino fundamental.
Abstract: This paper aims to discuss the contributions of interdisciplinarity articulated with the CTS perspective for the teaching of science concepts of the ninth grade of elementary school, through the application of an interdisciplinary didactic sequence. The work was developed in a state public school, located in Dourados - MS. The interdisciplinary didactic sequence was divided into five stages and used as a methodological teaching strategy a case study, which was elaborated based on the theme Anabolic Steroids. The defined research approach corresponded to the qualitative one, and was based on the Content Analysis proposed by Bardin. Thus, after the analysis of the argumentative texts produced by the students, was defined as the category of analysis: “Interdisciplinary conception of students about the theme Anabolic Steroids”. This category allowed discussions based on the two theoretical references that guided this work, namely: Interdisciplinarity and Science, Technology, Society (CTS). The main results indicated that the case study facilitated the understanding of the concepts covered and promoted the students' involvement with the contents and the proposed activities. In addition, students were able to interrelate the concepts of Art, Biological Sciences, Physical Education, Physics, Geography and Chemistry with the theme, enabling their understanding in the social, scientific, economic and ethical. Thus promoting a citizen formation, fostering the development of critical thinking and decision-making capacity in the face of social issues, fulfilling the main objectives proposed by the official education documents of elementary school.
Este artículo tiene como objetivo discutir las contribuciones de la interdisciplinariedad articulada con la perspectiva CTS para la enseñanza de conceptos de ciencias del noveno grado de la escuela primaria, mediante la aplicación de una secuencia didáctica interdisciplinaria. El trabajo se desarrolló en una escuela pública estatal, ubicada en Dourados - MS. La secuencia didáctica interdisciplinaria se dividió en cinco etapas y se utilizó como estrategia de enseñanza metodológica un estudio de caso, que se elaboró en base al tema de los esteroides anabólicos. El enfoque de investigación correspondió al cualitativo y se basó en el Análisis de Contenido propuesto por Bardin. Así, luego del análisis de los textos argumentativos producidos por los alumnos, se definió como la categoría de análisis: “Concepción interdisciplinaria de los alumnos sobre el tema de los esteroides anabólicos”. Esta categoría permitió discusiones basadas en las dos referencias teóricas que guiaron este trabajo, a saber: Interdisciplinariedad y Ciencia, Tecnología, Sociedad (CTS). Los principales resultados indicaron que el estudio de caso facilitó la comprensión de los conceptos cubiertos y promovió la participación de los estudiantes con los contenidos y las actividades propuestas. Además, los estudiantes pudieron interrelacionar los conceptos de Arte, Ciencias Biológicas, Educación Física, Física, Geografía y Química con el tema, permitiendo su comprensión en lo social, científico, económico y ético. Promoviendo así una formación ciudadana, fomentando el desarrollo del pensamiento crítico y la capacidad de toma de decisiones ante los problemas sociales, cumpliendo los principales objetivos propuestos por los documentos oficiales de educación para la escuela primaria.
Palavras-chave: Ciências - ensino e aprendizagem
Sciences - Study and teaching
Educação básica
Elementary education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: PUSSI, K. F. As Contribuições da interdisciplinaridade para o ensino de ciências no nono ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2636
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KethelinFagundesPussi.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.