Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nogueira, Maria Aparecida Farias de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7891161158206645pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Antônio Carlos Vaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678706191564914pt_BR
dc.contributor.referee2Noriller, Rafael Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0402366978093807pt_BR
dc.creatorHort, Aline Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-03-23T12:37:08Z-
dc.date.available2020-03-23T12:37:08Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationHORT, Aline Rodrigues. Gestão estratégica no setor cooperativista: um estudo de caso em duas unidades no Mato Grosso do Sul . 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2639-
dc.description.abstractDue to the economic and social importance of the agricultural cooperative sector, it is necessary to investigate how the strategic planning is facing the challenges of agribusiness and its market relations. Thus, this research had as general objective to identify how the process of strategic management in a Cooperative, along with its collaborators, occurs. The research carried out is descriptive in nature, exploratory and qualitative, conducted through a questionnaire with closed questions and obeying the Likert scale, directed to a sample of managers of the cooperative and other respondents, containing: Profile of the respondents and Specific profile of strategic management knowledge, encompassing the Planning Process (PP), Strategic Culture (CE) and Organizational Learning (AO), focused on the managerial and marketing aspects of the enterprise. The results demonstrate that the cooperative has sustained strategies, through the aggregation of values to the agricultural production that reflects in the management of the company, and that the members of managers, not managers do not perceive. It has made its members aware of the importance of the cooperative and also has developed a work with the objective of showing to the young people, children of members of the cooperative, how important it is to seek the professionalization to assume the direction of the cooperative, and to make it grow more and more . Also, the cooperative has the market strategy, the vision of being the best cooperative in Brazil, being perceived by customers through the excellence of its products and services; is one of the drivers of the company, which is not recognized by the non-managers of Unit 1 and Unit 2.en
dc.description.resumoDevido à importância econômica e social do setor cooperativista agropecuário, faz-se necessário investigar como está o planejamento estratégico frente aos desafios do agronegócio e suas relações de mercado. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral identificar como ocorre o processo de gestão estratégica numa Cooperativa, junto a seus colaboradores. A pesquisa realizada é de natureza descritiva, estudo de caso, exploratória e qualitativa, realizada através de questionário com questões fechadas e obedecendo a escala de Likert, direcionados a uma amostra de gestores da cooperativa e demais respondentes, contendo: Perfil dos respondentes e Perfil específico de conhecimento de gestão estratégica, abrangendo o Processo de Planejamento (PP), Cultura Estratégica (CE) e Aprendizagem Organizacional (AO), direcionadas a aspectos gerenciais e mercadológicos do empreendimento. Os resultados demonstram que a cooperativa possui estratégias responsáveis, de forma sustentada, através da agregação de valores à produção agropecuária que reflete na gestão da empresa, e que os membros de gestores, e não gestores não percebem. A mesma vem conscientizando seus cooperados da importância da cooperativa e também desenvolvendo um trabalho com o objetivo de mostrar para os jovens, filhos de cooperados, quão importante é buscar a profissionalização para assumirem a direção da cooperativa, e fazer com que ela cresça cada vez mais. Ainda, a cooperativa possui a estratégia de mercado, a visão de ser a melhor cooperativa do Brasil, sendo percebida pelos clientes através da excelência de seus produtos e serviços; é um dos direcionadores da empresa, o qual não é reconhecido pelos não gestores das Unidade 1 e Unidade 2.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-03-23T12:37:08Z No. of bitstreams: 1 AlineRodriguesHort.pdf: 1305121 bytes, checksum: b9f31f9f847b5b12be58018102c7d82a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-23T12:37:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlineRodriguesHort.pdf: 1305121 bytes, checksum: b9f31f9f847b5b12be58018102c7d82a (MD5) Previous issue date: 2018-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociedades cooperativaspt_BR
dc.subjectCooperative societiesen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleGestão estratégica no setor cooperativista: um estudo de caso em duas unidades no Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlineRodriguesHort.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.