Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Antônio Carlos Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678706191564914pt_BR
dc.contributor.referee1Noriller, Rafael Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0402366978093807pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Thiago Bruno de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5058637547449065pt_BR
dc.creatorVerly, Meire Evelin Lemes-
dc.date.accessioned2020-03-26T13:04:06Z-
dc.date.available2020-03-26T13:04:06Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationVERLY, Meire Evelin Lemes. Finanças pessoais e educação financeira: um estudo sobre o perfil dos servidores públicos do município de Jardim - Mato Grosso do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2679-
dc.description.abstractFinancial education is an important tool which allows planning and prospecting for the future, without affecting quality of life and individual income; nevertheless, a high percentage of people has not heard about it yet or, if they did, they are not able to put it into practice. With the purpose of describing the profile of the public servants of a municipality of the State of Mato Grosso Do Sul in view of the concept and knowledge that these have in financial education, as an example, a quantitative research was realized with public agents in Jardim, from the replication of a questionnaire already tested Silva (2016). With 228 effective municipal servers between the months of November and December of 2017. For the development of this study, the method used had a quantitative and descriptive approach. Most of the interviewees showed some knowledge about financial education, but the lack of planning and the facilities available for public agents to borrow and finance make many people, by impulse and false advantage, end up in debt, which compromises much of the income to pay off debts that could have been avoided. In light of these facts, verify the importance of economic education for their financial health and how much professionals as accountants might be useful to promote those concepts.en
dc.description.resumoA educação financeira é uma importante ferramenta que possibilita planejamento e prospecção para o futuro, sem comprometer a qualidade de vida e os rendimentos do indivíduo. No entanto, boa parte das pessoas ainda não conhece ou se sabe, não consegue colocar em prática os preceitos da educação financeira. Com objetivo de descrever o perfil dos servidores públicos de um município do Estado de Mato Grosso Do Sul diante do conceito e conhecimento que estes possuem em educação financeira, foi realizada uma pesquisa quantitativa com agentes públicos no município de Jardim, a partir de replicação de um questionário já testado por Silva (2016). Com 228 servidores municipais efetivos entre os meses de novembro e dezembro de 2017. Para o desenvolvimento deste estudo, o método utilizado teve abordagem quantitativa e descritiva. A maioria dos entrevistados demonstraram algum conhecimento sobre educação financeira, mas a falta de planejamento e as facilidades existentes para que agentes públicos contratem empréstimos e financiamentos fazem com que muitas pessoas, por impulso e na falsa vantagem, acabem se endividando o que compromete boa parte da renda para quitar dívidas que poderiam ter sido evitadas. Diante de tal situação verificou a importância da educação financeira para a saúde dos rendimentos dos indivíduos e o quanto profissional como contadores podem ser úteis para se difundir tais preceitos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-03-26T13:04:06Z No. of bitstreams: 1 MeireEvelinLemesVerly.pdf: 884011 bytes, checksum: 349afe37571e87a06c8ba1f228be93c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-26T13:04:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MeireEvelinLemesVerly.pdf: 884011 bytes, checksum: 349afe37571e87a06c8ba1f228be93c8 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectPersonal financeen
dc.subjectDívidas (Economia)pt_BR
dc.subjectDebt (Economy)en
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleFinanças pessoais e educação financeira: um estudo sobre o perfil dos servidores públicos do município de Jardim - Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MeireEvelinLemesVerly.pdf863,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.