Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/27
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Adair Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884312497185259pt_BR
dc.contributor.referee1Cristóvão, Vera Lúcia Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1931255173410776pt_BR
dc.contributor.referee2Conceição, Rute Izabel Simões-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598129526120786pt_BR
dc.contributor.referee3Góis, Marcos Lúcio de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8634475396559215pt_BR
dc.creatorNiéri, Juliana Sanches-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9458848377008160pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-27T18:17:28Z-
dc.date.available2018-07-27T18:17:28Z-
dc.date.issued2011-03-18-
dc.identifier.citationNIÉRI, Juliana Sanches. A Transposição didática do gênero dissertação escolar. 2011. 185 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/27-
dc.description.abstractThis paper aims to present a didactic intervention applied to an educational institution located in the city of Douradina–MS. This intervention refers to the application of a didactic sequence (henceforth DS) about the school dissertation genre. Thus, the general objective of this research is to prove that the DS, combined with textual/interactive correction and checklists, favors the teaching of textual genres in the school environment, since it is a teaching tool potentiating / catalyzing the teaching of textual production. As theoretical basis, the research has the support on the work of the Geneva group of language teaching (Dolz, Schneuwly, Pasquier et al.) and Bronckart's epistemology social interactionist (2003, 2006), as well as the dialogic conception of language proposed by Bakhtin (2003 [1979]). In the analysis of the corpus – texts of school dissertation genre, produced by students in the 3rd year of the high school from - Escola Estadual Barão do Rio Branco‖ - action, discursive and linguistic-discursive capabilities are evaluated in the written productions. The intervention shows that the teaching through DS favors a higher language proficiency of students in the textual genre production.en
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma intervenção didática aplicada a uma instituição de ensino localizada no município de Douradina–MS. Tal intervenção refere-se à aplicação de uma Sequência Didática (doravante SD) referente ao gênero dissertação escolar. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é o de averiguar que a SD, aliada à correção textual-interativa e as listas de controle, favorece o ensino dos gêneros textuais no ambiente escolar, já que constitui uma ferramenta didática potencializadora/catalisadora do ensino da produção textual. Como aporte teórico, a pesquisa apoia-se nos trabalhos do grupo genebrino de didática de línguas (Dolz, Schneuwly, Pasquier et al.) e epistemológica sociointeracionista de Bronckart (2003, 2006), assim como na concepção dialógica da linguagem proposta por Bakhtin (2003 [1979]). Na análise do corpus - textos do gênero dissertação escolar produzidos por alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Barão do Rio Branco - avaliam-se as capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas das produções escritas. A intervenção permite concluir que o ensino por meio de SD favorece maior proficiência linguística dos alunos na produção do gênero em foco.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-07-27T18:17:28Z No. of bitstreams: 1 JulianaSanchesNieri.pdf: 1837854 bytes, checksum: 9e03e1397d4c936af74a42581c5dc9d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-27T18:17:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JulianaSanchesNieri.pdf: 1837854 bytes, checksum: 9e03e1397d4c936af74a42581c5dc9d1 (MD5) Previous issue date: 2011-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic sequencesen
dc.subjectRedação escolarpt_BR
dc.subjectCreative writingen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLinguisticsen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA Transposição didática do gênero dissertação escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaSanchesNieri.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.