Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ramon Eduardo Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4179645357585335 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Eduardo Manfredini | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0078492970206109 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Reginaldo Ribeiro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8671187583612351 | pt_BR |
dc.creator | Hellmann, Allan | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2379196602389542 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T12:32:43Z | - |
dc.date.available | 2020-04-14T12:32:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-05-11 | - |
dc.identifier.citation | HELLMANN, Allan. Análise do consumo de combustível de um automóvel de passeio em trajeto com faixas elevadas para travessia de pedestres e trajeto livre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2827 | - |
dc.description.abstract | In this work is presented basic concepts of internal combustion engines (ICE), factor which influence fuel consumption, and a study about the impact of the elevated pedestrian crossings over a passenger car’s fuel consumption. Tax incentive governmental programs such as the Inovar-Auto and the Rota 2030 aim to optimize the Brazilian energy matrix and reduce environmental impacts, measured via technical standards. However, the real-world fuel consumption and emissions may drastically vary upon external factors such as climate conditions, traffic, driver behavior and road conditions. The study found that the automobile spent 52 s (14,7%) and consumed 21,2% more, to travel along a 5400 m route containing 4 elevated pedestrian crossings, compared to a route free of crossings. Alone, each crossing added, on average, 13 s (63,7%) to the course. Furthermore, each crossing caused an increase of 96,2% in fuel consumption, equivalent to R$ 0,064, compared to a free course of the same distance. Due to the significative impact, the installation of speed reduction dispositive must be carefully studied. | en |
dc.description.resumo | Neste trabalho são apresentados conceitos básicos de motores de combustão interna (MCI), fatores que influenciam o consumo de combustível e um estudo do impacto de faixas elevadas para travessia de pedestres no consumo de um automóvel de passeio. Programas governamentais de incentivo fiscal como o Inovar-Auto e o Rota 2030 visam otimizar a matriz energética brasileira e reduzir os impactos ambientais, medidos através de normas técnicas, porém o consumo e emissões reais podem variar drasticamente por fatores externos como intempéries, tráfego, modo de condução e condições da via. O estudo mostra que o automóvel levou 52 s (14,7%) e consumiu 21,2% de combustível, a mais, para percorrer um trajeto de 5400 m contendo 4 faixas elevadas para travessia de pedestres, comparado a um trajeto livre. Isoladamente, cada faixa adicionou, em média, 13 s (63,7%) ao trajeto. Além disso, cada faixa causou um aumento do consumo de combustível de 96,2%, equivalente a R$ 0,064, comparado com um trecho livre de mesma distância. Pelo significativo impacto, a instalação de dispositivos de redução de velocidade deve ser cuidadosamente estudada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-14T12:32:43Z No. of bitstreams: 1 AllanHellmann.pdf: 2384829 bytes, checksum: 2efd3af8e5836fd96e4f293ede5a6f2e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-04-14T12:32:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AllanHellmann.pdf: 2384829 bytes, checksum: 2efd3af8e5836fd96e4f293ede5a6f2e (MD5) Previous issue date: 2018-05-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motor de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Internal combustion engines | en |
dc.subject | Combustível - consumo | pt_BR |
dc.subject | Fuel consumption | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.title | Análise do consumo de combustível de um automóvel de passeio em trajeto com faixas elevadas para travessia de pedestres e trajeto livre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Energia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AllanHellmann.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.