Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ramon Eduardo Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4179645357585335pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Eduardo Manfredini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0078492970206109pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Reginaldo Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8671187583612351pt_BR
dc.creatorHellmann, Allan-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2379196602389542pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-14T12:32:43Z-
dc.date.available2020-04-14T12:32:43Z-
dc.date.issued2018-05-11-
dc.identifier.citationHELLMANN, Allan. Análise do consumo de combustível de um automóvel de passeio em trajeto com faixas elevadas para travessia de pedestres e trajeto livre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2827-
dc.description.abstractIn this work is presented basic concepts of internal combustion engines (ICE), factor which influence fuel consumption, and a study about the impact of the elevated pedestrian crossings over a passenger car’s fuel consumption. Tax incentive governmental programs such as the Inovar-Auto and the Rota 2030 aim to optimize the Brazilian energy matrix and reduce environmental impacts, measured via technical standards. However, the real-world fuel consumption and emissions may drastically vary upon external factors such as climate conditions, traffic, driver behavior and road conditions. The study found that the automobile spent 52 s (14,7%) and consumed 21,2% more, to travel along a 5400 m route containing 4 elevated pedestrian crossings, compared to a route free of crossings. Alone, each crossing added, on average, 13 s (63,7%) to the course. Furthermore, each crossing caused an increase of 96,2% in fuel consumption, equivalent to R$ 0,064, compared to a free course of the same distance. Due to the significative impact, the installation of speed reduction dispositive must be carefully studied.en
dc.description.resumoNeste trabalho são apresentados conceitos básicos de motores de combustão interna (MCI), fatores que influenciam o consumo de combustível e um estudo do impacto de faixas elevadas para travessia de pedestres no consumo de um automóvel de passeio. Programas governamentais de incentivo fiscal como o Inovar-Auto e o Rota 2030 visam otimizar a matriz energética brasileira e reduzir os impactos ambientais, medidos através de normas técnicas, porém o consumo e emissões reais podem variar drasticamente por fatores externos como intempéries, tráfego, modo de condução e condições da via. O estudo mostra que o automóvel levou 52 s (14,7%) e consumiu 21,2% de combustível, a mais, para percorrer um trajeto de 5400 m contendo 4 faixas elevadas para travessia de pedestres, comparado a um trajeto livre. Isoladamente, cada faixa adicionou, em média, 13 s (63,7%) ao trajeto. Além disso, cada faixa causou um aumento do consumo de combustível de 96,2%, equivalente a R$ 0,064, comparado com um trecho livre de mesma distância. Pelo significativo impacto, a instalação de dispositivos de redução de velocidade deve ser cuidadosamente estudada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-04-14T12:32:43Z No. of bitstreams: 1 AllanHellmann.pdf: 2384829 bytes, checksum: 2efd3af8e5836fd96e4f293ede5a6f2e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-14T12:32:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AllanHellmann.pdf: 2384829 bytes, checksum: 2efd3af8e5836fd96e4f293ede5a6f2e (MD5) Previous issue date: 2018-05-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.subjectInternal combustion enginesen
dc.subjectCombustível - consumopt_BR
dc.subjectFuel consumptionen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.titleAnálise do consumo de combustível de um automóvel de passeio em trajeto com faixas elevadas para travessia de pedestres e trajeto livrept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AllanHellmann.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.