Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2847
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Revista pensar à prática (1998-2015): uma análise reflexiva acerca das publicações sobre a dança na educação física
Autor(es): Flôres, Ana Paula Espindola
Primeiro Orientador: Nunes, Jacqueline da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Shirley Ferreira Marinho
metadata.dc.contributor.referee2: Iwamoto, Vivian
Resumo: Objetiva-se com este artigo apresentar uma revisão bibliográfica sobre as publicações realizadas na Revista Pensar à Prática, envolvendo a dança como instrumento utilizado pela educação física. A amostra compreendeu 90 artigos que tratavam do tema dos descritores: dança, educação e educação física, delimitado para artigos que tratassem da dança como ferramenta educativa os artigo caíram para 40, ao delimitar aplicação da dança em aulas de educação física os artigos caíram para 25, delimitando o tema dança em aulas de educação física do ensino fundamental e médio, verificou-se que apenas 7 artigos tratavam do assunto que destacavam a dança em aulas de educação física no ensino fundamental e médio. Optamos por discutir a Educação Física no ensino fundamental e médio, pois identificamos que o conteúdo de dança é pouco utilizado e que o mesmo é incentivado aos alunos em datas comemorativas, ou em alguns momentos para cumprir o calendário interdisciplinar na disciplina de Educação Física.
Abstract: The objective of this article is to present a bibliographical review of the publications made in the magazine Thinking to Practice, involving dance as an instrument used by physical education. The sample comprised 90 articles that dealt with the theme of descriptors: dance, education and physical education, delimited for articles dealing with dance as an educational tool articles fell to 40, when delimiting dance application in physical education classes, the articles dropped fell to 25, delimiting the theme dance in classes of physical education of elementary and middle school, it was verified that only 7 articles dealt with the subject that emphasized the dance in classes of physical education In primary and secondary education. We chose to discuss Physical Education in elementary and middle school, because we identified that the dance content is little used and that it is encouraged to the students in commemorative dates, or in some moments to fulfill the interdisciplinary calendar in the discipline of Physical Education.
Palavras-chave: Dança
Dance
Educação física
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: FLÔRES, Ana Paula Espindola. Revista pensar à prática (1998-2015): uma análise reflexiva acerca das publicações sobre a dança na educação física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2847
Data do documento: 17-Mar-2017
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPaulaEspinholaFlores.pdf514,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.