Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2847
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Revista pensar à prática (1998-2015): uma análise reflexiva acerca das publicações sobre a dança na educação física |
Autor(es): | Flôres, Ana Paula Espindola |
Primeiro Orientador: | Nunes, Jacqueline da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Shirley Ferreira Marinho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Iwamoto, Vivian |
Resumo: | Objetiva-se com este artigo apresentar uma revisão bibliográfica sobre as publicações realizadas na Revista Pensar à Prática, envolvendo a dança como instrumento utilizado pela educação física. A amostra compreendeu 90 artigos que tratavam do tema dos descritores: dança, educação e educação física, delimitado para artigos que tratassem da dança como ferramenta educativa os artigo caíram para 40, ao delimitar aplicação da dança em aulas de educação física os artigos caíram para 25, delimitando o tema dança em aulas de educação física do ensino fundamental e médio, verificou-se que apenas 7 artigos tratavam do assunto que destacavam a dança em aulas de educação física no ensino fundamental e médio. Optamos por discutir a Educação Física no ensino fundamental e médio, pois identificamos que o conteúdo de dança é pouco utilizado e que o mesmo é incentivado aos alunos em datas comemorativas, ou em alguns momentos para cumprir o calendário interdisciplinar na disciplina de Educação Física. |
Abstract: | The objective of this article is to present a bibliographical review of the publications made in the magazine Thinking to Practice, involving dance as an instrument used by physical education. The sample comprised 90 articles that dealt with the theme of descriptors: dance, education and physical education, delimited for articles dealing with dance as an educational tool articles fell to 40, when delimiting dance application in physical education classes, the articles dropped fell to 25, delimiting the theme dance in classes of physical education of elementary and middle school, it was verified that only 7 articles dealt with the subject that emphasized the dance in classes of physical education In primary and secondary education. We chose to discuss Physical Education in elementary and middle school, because we identified that the dance content is little used and that it is encouraged to the students in commemorative dates, or in some moments to fulfill the interdisciplinary calendar in the discipline of Physical Education. |
Palavras-chave: | Dança Dance Educação física Physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | FLÔRES, Ana Paula Espindola. Revista pensar à prática (1998-2015): uma análise reflexiva acerca das publicações sobre a dança na educação física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2847 |
Data do documento: | 17-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaPaulaEspinholaFlores.pdf | 514,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.