Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2849
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos autóctones Guarani e Kaiowá: uma abordagem teórica |
Título(s) alternativo(s): | Guarani and Kaiowa aurocond gomes: atheoritti |
Autor(es): | Jimez, Bruno Oliveira Costa |
Primeiro Orientador: | Vinha, Marina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pacheco Neto, Manuel |
metadata.dc.contributor.referee2: | Iwamoto, Vivian |
Resumo: | O objetivo do estudo foi verificar a possibilidade de utilizar os jogos autóctones e tradicionais como conteúdo da Educação Física escolar. Os objetivos específicos foram: caracterizar as relações entre povos autóctones e as identidades; conceituar e refletir acerca dos jogos tradicionais; pontuar as perspectivas acerca dos jogos autóctones na formação de indígenasprofessores Guarani e Kaiowá, habitantes no Mato Grosso do Sul; e argumentar sobre as possibilidades dos jogos autóctones nas aulas de Educação Física escolar. A metodologia seguiu os seguintes passos: seleção da literatura, fichamento dos textos, seleção de imagens e seleção dos documentos do curso de Licenciatura Intercultural TekoArandu e anániles. Nas considerações finais foram apontadas formas de como o professor de educação física pode utilizar os jogos tradicionais como conteúdo em suas aulas, e as contribuições culturais desses jogos para a sociedade. |
Abstract: | El objetivo del estudio fue investigar la posibilidad de utilizar juegos autóctonos y tradicionales, tales como contenidos de Educación Física. Los objetivos específicos fueron: caracterizar la relación entre los pueblos indígenas y las identidades; conceptualizar y reflexionar sobre los juegos tradicionales; anotando el panorama de los juegos indígenas en la formación de indígenas guaraníes kaiowá y profesores, la gente en Mato Grosso do Sul; y discutir sobre las posibilidades de los juegos indígenas en las clases de Educación Física. La metodología implicó los siguientes pasos: selección de la literatura, textos informe del libro, la selección de imágenes y selección de documentos de viaje TekoArandu Intercultural Grado y anániles. En las consideraciones finales fueron identificados como formas del profesor de educación física pueden utilizar los juegos tradicionales como el contenido en sus clases, y las contribuciones culturales de estos juegos para la sociedad. |
Palavras-chave: | Povos indígenas - Guarani Indigenous peoples - Guarani Povos indígenas - jogos autóctones Indigenous peoples - games Educação física Physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Citação: | JIMEZ, Bruno Oliveira Costa. Jogos autóctones Guarani e Kaiowá: uma abordagem teórica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2849 |
Data do documento: | 28-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrunoOliveiraCostaJimez.pdf | 674,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.