Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2849
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jogos autóctones Guarani e Kaiowá: uma abordagem teórica
Título(s) alternativo(s): Guarani and Kaiowa aurocond gomes: atheoritti
Autor(es): Jimez, Bruno Oliveira Costa
Primeiro Orientador: Vinha, Marina
metadata.dc.contributor.referee1: Pacheco Neto, Manuel
metadata.dc.contributor.referee2: Iwamoto, Vivian
Resumo: O objetivo do estudo foi verificar a possibilidade de utilizar os jogos autóctones e tradicionais como conteúdo da Educação Física escolar. Os objetivos específicos foram: caracterizar as relações entre povos autóctones e as identidades; conceituar e refletir acerca dos jogos tradicionais; pontuar as perspectivas acerca dos jogos autóctones na formação de indígenasprofessores Guarani e Kaiowá, habitantes no Mato Grosso do Sul; e argumentar sobre as possibilidades dos jogos autóctones nas aulas de Educação Física escolar. A metodologia seguiu os seguintes passos: seleção da literatura, fichamento dos textos, seleção de imagens e seleção dos documentos do curso de Licenciatura Intercultural TekoArandu e anániles. Nas considerações finais foram apontadas formas de como o professor de educação física pode utilizar os jogos tradicionais como conteúdo em suas aulas, e as contribuições culturais desses jogos para a sociedade.
Abstract: El objetivo del estudio fue investigar la posibilidad de utilizar juegos autóctonos y tradicionales, tales como contenidos de Educación Física. Los objetivos específicos fueron: caracterizar la relación entre los pueblos indígenas y las identidades; conceptualizar y reflexionar sobre los juegos tradicionales; anotando el panorama de los juegos indígenas en la formación de indígenas guaraníes kaiowá y profesores, la gente en Mato Grosso do Sul; y discutir sobre las posibilidades de los juegos indígenas en las clases de Educación Física. La metodología implicó los siguientes pasos: selección de la literatura, textos informe del libro, la selección de imágenes y selección de documentos de viaje TekoArandu Intercultural Grado y anániles. En las consideraciones finales fueron identificados como formas del profesor de educación física pueden utilizar los juegos tradicionales como el contenido en sus clases, y las contribuciones culturales de estos juegos para la sociedad.
Palavras-chave: Povos indígenas - Guarani
Indigenous peoples - Guarani
Povos indígenas - jogos autóctones
Indigenous peoples - games
Educação física
Physical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: JIMEZ, Bruno Oliveira Costa. Jogos autóctones Guarani e Kaiowá: uma abordagem teórica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2849
Data do documento: 28-Mar-2017
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoOliveiraCostaJimez.pdf674,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.