Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2923
Tipo: Tese
Título: Projeto, construção e ensaio de uma câmara de combustão de microturbina operando com etanol
Autor(es): Silva, Ramon Eduardo Pereira
Primeiro Orientador: Lacava, Pedro Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Cristiane Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Pimenta, Amilcar Porto
metadata.dc.contributor.referee3: Nascimento, Marco Antonio Rosa do
metadata.dc.contributor.referee4: Bizzo, Waldir Antonio
Resumo: Neste trabalho foram desenvolvidos os projetos de uma câmara de combustão e de um atomizador do tipo pressure-swirl que permitiram a operação de uma microturbina a gás, utilizando etanol como combustível. O combustor e o injetor foram projetados para as características fisico-químicas do etanol anidro. A influência da presença de água no combustível foi ser analisada nos ensaios. Foram realizados ensaios de desempenho e emissões de gases na microturbina. A determinação do Diâmetro Médio de Sauter (SMD) e do ângulo de abertura do do spray também foi realizada. Na análise dos resultados investigou-se o comportamento das relações ar/combustível, a emissão de poluentes e sua correlação com atomização do combustível e com a eficiência de combustão. A operação da microturbina ocorreu de maneira estável, validando tanto o projeto do combustor quanto o do atomizador. A razão de equivalência aumentou com o aumento da rotação do eixo. A pressão de injeção aumentou com o incremento de vazão provocando a diminuição do SMD. Fato esse que promoveu decréscimo nas emissões de monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NO.) demonstrando melhoria na eficiência de combustão.
Abstract: The design of a combustion chamber and a pressure-swirl atomizer for ethanol operation on a micro gas turbine were carried out at this work. Both the combustor and the injector were designed regarding the physical-chemical characteristics of anhydrous ethanol. However the influence of water in the fuel was analyzed in tests. Performance and exhaust emissions were performed. Also the Sauter Mean Diameter (SMD) and spray cone angle were defined. The investigation of the ar/fuel relationship, the pollutant emissions and their correlation with the fuel atomization and combustion efficiency was also executed. The run of the microturbine occurred in a deep-steady way, fact which validates both the combustor and the atomizer design. Equivalence ratio increased with the shaft angular velocity. Injection pressure increased with the fuel mass flow inducing a decrease in SMD. This event provoked a reduction on carbon monoxide (CO) and nitrous oxides (NO,) emissions evidencing the improvement on combustion efficiency.
Palavras-chave: Câmara de combustão
Combustion chambers
Etanol
Ethanol
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Sigla da Instituição: ITA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Área de Aerodinamica, Propulsão e Energia
Citação: SILVA, Ramón Eduardo Pereira.Projeto, construção e ensaio de uma câmara de combustão de microturbina operando com etanol. 2016. Tese (Doutorado em Aerodinamica, Propulsão e Energia) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, SP, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2923
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITA - RamonEduardoPereiraSilva.pdf5,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.