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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no estado de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Oliveira, Leonardo Vinícius Nunes de
Primeiro Orientador: Aquino, Juliana Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Pedro Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Roselaine Bonfim de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior público e privado no Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto foram utilizados os dados da PNAD para os anos de 2005 e 2015, a fim de derivar a demanda potencial ao ensino superior e identificar os grupos “vulneráveis” e “não vulneráveis”. A metodologia utilizada foi o Índice de Oportunidades Humana (IOH), desenvolvido por Barros et. al (2009). Dentre os principais resultados, destaca-se o aumento do IOH de 30,6% para 37,4% no período analisado, resultado, em maior parte, do aumento da disponibilidade de vagas para todos, mas também do efeito distribuição entre brancos e negros, ricos e pobres e do background familiar. O fato do efeito escala ter contribuído mais para o aumento do IOH pode estar ligado com a interiorização do acesso ao ensino superior, com políticas como a REUNI e o aumento das faculdades privadas no Estado. Contudo, por mais que tenha ocorrido uma evolução no Estado em termos de oportunidades para todos, o IOH ainda é muito baixo (37,4%), longe do ideal (IOH = 1), que ocorre quando o acesso é universal (p̂ = 1) e não há desigualdade de oportunidades.
Abstract: The present paper aims to analyze the opportunities inequality in access to public and private university education in the state of Mato Grosso do Sul. For that were used data from PNAD from years 2005 to 2015 in order to derive the potential demand for university education and identify the “vulnerable” and “invulnerable” groups. The methodology used was the Human Opportunity Index (HOI), developed by Barros et al. (2009). Among the main results, we highlight the IOH growth from 30.6% to 37.4% in the analyzed period, resulting, mostly, from the increase in availability of vacancies for everyone, but also from the distribution effect between black and white, rich and poor people and the familiar background. The fact that the scale effect contributed more in the IOH’s growth may be connected to the internalization of the access to the university education, with policies such as REUNI and the increase in the number of private universities in the state. However, despite of the evolution occurred in the state in terms of opportunities for all people, the IOH is still too low (37.4%), far from the ideal point (IOH = 1), that occurs when the access is universal (p̂ = 1) and there is no opportunity inequality (p̂ = pk → D = 0).
Palavras-chave: Educação superior
Higher education
Desigualdade social
Social inequality
Regressão logística
Logistic regression
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: OLIVEIRA, Leonardo Vinícius Nunes de. A Desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no estado de Mato Grosso do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2925
Data do documento: 5-Dez-2018
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